Memória da Imprensa
A imprensa que fez história, presente no Arquivo Público do Estado de São Paulo

Centenário Nelson Rodrigues (1912-2012)

No ano em que Nelson Rodrigues completaria 100 anos, o site Memória da Imprensa, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, selecionou 50 imagens e 12 textos encontrados em seu acervo digitalizado sobre o autor e sua obra.

Foram escolhidos textos e imagens do jornal Ultima Hora e da revista A Cigarra, produzidos entre os anos de 1943 e 1960.

Alguns desses textos foram assinados por Nelson Rodrigues, como as crônicas de futebol sobre a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1958, na Suécia; o texto "Depois da lua de mel", da coluna diária A vida como ela é...; e uma reportagem que mostra uma visão muito peculiar sobre a inauguração de Brasília.

Outros textos são de seus pseudônimos – especialmente os folhetins e conselhos amorosos que Nelson assinava como Suzana Flag e as crônicas de teatro sob a alcunha de Grock.

Também há duas reportagens publicadas em A Cigarra, assinadas por amigos de Nelson. A primeira, de David Nasser, sobre a peça Vestido de Noiva, de outubro de 1945, mostra a complexidade do enredo e de seus personagens; a segunda, assinada por Accioly Netto, sobre O calvário do "Anjo Negro", narra os preparativos para a estreia da peça e as dificuldades de Nelson diante das críticas.

No link Galeria de Imagens estão 50 fotos do Fundo Última Hora, acervo sob a responsabilidade do Arquivo Público. Selecionamos missões fotográficas que registram ensaios de peças como A Falecida, em junho de 1953, de Senhora dos Afogados, em maio de 1954, e de Boca de Ouro, em 1960. O texto sobre Teatro explica porque a peça Vestido de Noiva é considerada um marco na dramaturgia brasileira e também apresenta um resumo de cada peça teatral cujos ensaios foram registrados pelos fotógrafos do Ultima Hora.

As seções deste site foram divididas pelos temas Crônicas de Futebol, Reportagens, Teatro, Galeria de Imagens, A Vida Como Ela É... e Pseudônimos. Nelas, constam informações básicas para situar o internauta sobre os temas selecionados. Quem quiser saber mais sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues na imprensa, no teatro, na TV e no cinema encontrará vasta bibliografia em pesquisa rápida pela internet. Algumas das principais referências bibliográficas foram citadas nos textos.

Clique nos botões acima para acessar o conteúdo.