Topo

Sobre o Arquivo

img

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, criado em 1892, é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão, é o órgão responsável pelo desenvolvimento e coordenação da política estadual de arquivos por meio da gestão, preservação e acesso aos documentos públicos.

Seu acervo é formado por aproximadamente 25 milhões de documentos textuais, 3 milhões de documentos iconográficos e cartográficos, 45 mil volumes de livros e mais de seis mil títulos de jornais e 2 mil títulos de revistas, provenientes de diversas secretarias de estado, arquivos e entidades privadas.

É papel da instituição formular e implementar a política estadual de arquivos, gestão documental e acesso aos documentos públicos estaduais, garantindo transparência às ações do Estado, à memória da Administração Pública e os interesses da sociedade.

Assim, o Arquivo Público atua há mais de um século na proteção da documentação que registra a história de São Paulo e do Brasil desde o século XVI, disponibilizando ao público mais de 400 anos de história.

Missão

Atuar como órgão normativo e coordenar a execução da política estadual de arquivos, por meio da gestão, preservação e acesso aos documentos públicos, contribuindo para a eficiência e memória da administração pública, o acesso à informação, a produção de conhecimento e a garantia de direitos aos cidadãos.

Visão

Consolidar-se como instituição arquivística inovadora e de referência, imprescindível às decisões governamentais, à defesa dos direitos dos cidadãos, à promoção da transparência pública, da governança digital; e assegurar o pleno funcionamento do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP.

Valores

  • Compromisso social com a transparência da gestão pública e direito de acesso à informação.
  • Compromisso com sua missão institucional de natureza pública e estatal.
  • Respeito ao conhecimento arquivístico e ao Código de Ética dos Arquivistas.
  • Excelência, inovação e qualidade.
  • Diálogo, cooperação e especialização profissional.