Intérpretes do acervo
Apresentação

A partir desta edição, a seção Intérpretes de Acervo apresenta novo formato com objetivo de ampliar a divulgação de pesquisas em arquivos. Serão apresentados depoimentos de três pesquisadores por edição, com texto narrativo mais simplificado.

Nesta edição nº 8, os experientes e veteranos pesquisadores Fernando Gallupo e Rodnei da Cruz e a recém-pesquisadora dos arquivos, Débora do Nascimento, formam boa amostra do arco inesgotável de temas pesquisados em arquivos. Em foco, as especialidades do esporte, da genealogia e da história social [1].

Vale Conferir.

Foto: arquivo pessoal

Fernando RazzoGaluppo

Fernando Razzo Galuppo Jornalista e militante da causa pelo esporte, com atuação destacada junto à Sociedade Esportiva Palmeirase à comunidade italiana, principalmente por meio da juventude ítalo-brasileira. Trabalhou em vários órgãos de imprensa, como o Jornal Agora São Paulo – do Grupo Folha e colaborou em várias publicações esportivas. Colaborou na produção de filmes, entre tantos outros projetos nas áreas do esporte e comunicação. Coordenou equipe de trabalho na catalogação e recuperando troféus, além de documentos históricos. Trabalhou no Clube Atlético Juventus, na Sociedade Esportiva Palmeiras e na Associação Portuguesa de Desportos. Contato: palestragaluppo@gmail.com

Foto: arquivo pessoal

Rodnei Brunete da Cruz

Rodnei Brunete da Cruz É experiente pesquisador e prefere ser apresentado simplesmente como “Genealogista Profissional”. Então, para muitos leitores, oportunidade para saber o que faz um genealogista. Ele é sócio fundador da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, e membro atual de sua diretoria. É Consultor Genealógico da Genealogist.com (EUA), da Legacy Tree Genealogists (EUA), e da Lux Historical Consulting (Portugal). Também é Palestrante da área de Genealogia.
Contato: rodneibcruz@gmail.com

Foto: arquivo pessoal

Débora do Nascimento

Débora do Nascimento Doutoranda em História pela PUC de São Paulo; Mestre em Letras: Linguagens e Identidades e graduada em História, com licenciatura, pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência em Pesquisas na área da História das mulheres. Seu Mestrado foi sobre o silenciamento da atuação feminina na formação do Sindicato de Trabalhadores Rurais da Cidade de Brasiléia – Acre. É especialista em docência no Ensino Superior pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho, São Paulo. Professora da Educação Básica em Guarulhos.
Currículo Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716689E5

A Seção Intérpretes do Acervo foi desenhada para divulgar as pesquisas e o conhecimento produzidos com base no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Nossa proposta é estreitar a relação com os pesquisadores que realizam suas investigações na instituição. Afinal, quem são esses pesquisadores? Qual o perfil das suas pesquisas? Quais as dificuldades encontradas? E, mais do que isso, quais documentos eles buscam, e sob quais perspectivas analisam esses documentos? Sabemos que são inúmeras as abordagens possíveis.

Notas