Moda
Modelos diversos
Costumes, chapéus e talleurs para as mulheres de 1921. Páginas 22 e 23 do PDF.
Carnaval
Saiba onde escolher os melhores modelos de trajes femininos. Página 39 do PDF.
Direto da Europa
A "Chronica das Elegancias", texto de Annette Guitry para A Cigarra, fala sobre a influência da moda espanhola na França. Página 20 do PDF.
Elegância paulistana
Instantâneos tirados para A Cigarra em vários pontos “chics” da cidade em 1926. Página 45 do PDF.
Novas tendências
Em 1930 voltam as cinturas, levemente marcadas em tecidos fluidos. Página 42 do PDF.
Apresentação
A moda publicada nas revistas paulistanas na década de 1920 tinha a influência do figurino de atrizes de Hollywood, trazendo croquis de vestidos fluidos e elegantes. O corpo feminino passou a valorizar o longilíneo, decretando a definitiva aposentadoria dos desconfortáveis espartilhos.
A influência da Art-Déco também chegou aos desenhos das modistas, com linhas retas, estampas gráficas e sem os rebuscamentos da Art Nouveau.
A cintura não era marcada, mas os vestidos ficaram bem mais curtos, na altura do joelho, mostrando as pernas, principalmente o tornozelo, com finas meias de seda, facilitando os movimentos frenéticos do Charleston.
O chapéu já não era um acessório obrigatório e o modelo “cloche” combinava com os cortes de cabelo muito curtos, a la garçonne. A leveza do figurino combinava com “a euforia dos anos 20”, com o final da Primeira Guerra Mundial em 1918 e sob os embalos do Jazz[1]GARCIA, Cláudia. Anos 20: a era do Jazz. Folha online, São Paulo, [s. d.]. Disponível em: <http:// almanaque.folha.uol.com.br/ anos20.htm>. Acesso em: 27 jun. 2012..
Secretário: Edson Aparecido
Serviços
Ação Educativa
Localização
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô Tietê)Contato Memória da Imprensa: