Infantil
Passatempo
Descubra o caminho do labirinto egípcio na revista O Beija-Flor. Página 8 do PDF.
Teatro
Padre escreve o monólogo “Uma gata original” para meninos apresentarem em seminário. Páginas 6 e 7 do PDF.
No tribunal
Gato e raposa discutem diante do juiz búfalo. Página 11 do PDF.
Quadrinhos
Aventuras extraordinárias de um menino valente. Página 9 do PDF.
Recreações Científicas
Revista ensina a fazer um zootrópio – máquina estroboscópica que dá a impressão de colocar uma imagem em movimento. Páginas 14 e 15 do PDF.
Apresentação
A primeira revista brasileira dedicada às crianças foi O Tico-Tico, publicada de 1905 até o final dos anos 1950, conquistando diferentes gerações, considerada a revista infantil de maior popularidade do Brasil[1]VERGUEIRO, Waldomiro C. S. A odisséia dos quadrinhos infantis brasileiros. Disponível em: <www.eca.usp.br/ nucleos/ nphqeca/ agaque/ ano2/ numero1/ artigosn1_2v2.htm>. Acesso em: 13 jun. 2012.. Era da mesma empresa que editava a revista O Malho e foi inspirada na publicação francesa La Semaine de Susette[2]VERGUEIRO, Waldomiro C. S. A odisséia dos quadrinhos infantis brasileiros. Disponível em: <www.eca.usp.br/ nucleos/ nphqeca/ agaque/ ano2/ numero1/ artigosn1_2v2.htm>. Acesso em: 13 jun. 2012..
Nesta edição, Memória da Imprensa destaca algumas páginas de uma revista infantil inspirada em O Tico-Tico, chamada O Beija-Flor, publicada em Petrópolis, RJ, a partir de 1915. No acervo digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo, encontram-se exemplares desse periódico até o ano de 1924. O Beija-Flor era uma revista quinzenal, de caráter cristão, editada pelo Centro da Boa Imprensa.
O foco de O Beija-Flor era educativo e moral, com lições edificantes e exemplos de jogos e brincadeiras saudáveis para crianças e jovens.
Secretário: Edson Aparecido
Serviços
Ação Educativa
Localização
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô Tietê)Contato Memória da Imprensa: