Esportes
Taça Rio-São Paulo
A Cigarra mostra lances decisivos de jogo organizado pela Associação Paulistas de Sports Athleticos. Página 28 do PDF.
Correio Sportivo
O Correio da Semana noticia o turfe na Mooca e os gols do Sport-Club Ypiranga. Páginas 43 a 46 do PDF.
A Cigarra Sportiva
Partida de futebol entre o Mackenzie College e a A. A. das Palmeiras em São Paulo. Página 11 do PDF.
Vida ao Ar Livre
A revista Vida Moderna de agosto de 1914 traz notas sobre jogos entre times brasileiros e italianos. Página 29 do PDF.
Grandes regatas
A Cigarra descreve a primeira regata de 1917, realizada em Santos pela Federação Paulista das Sociedades de Remo. Páginas 26 e 27 do PDF.
Apresentação
O noticiário esportivo no final do século XIX e início do século XX refletia o que a elite paulistana praticava em clubes que começavam a se organizar. As modalidades mais comuns, como esgrima, turfe, remo (rowing), tênis (lawn-tennis), futebol (foot-ball) e outras, agradavam a alta sociedade local, interessada em mostrar-se atualizada com os costumes europeus.
Revistas de variedades, como A Cigarra e Vida Moderna, trazem páginas específicas com pequenas notas sobre atividades esportivas em clubes, no Velódromo ou no Parque Antártica, além de fotos de arquibancadas lotadas com pessoas em trajes elegantes, inclusive senhoras com seus chapéus de passeio, mostrando que uma partida (ou match) era um importante acontecimento social.
Existem registros do turfe praticado no Hipódromo da Mooca, de competições de remo no Esperia, entre outras. Porém, as notícias mais comuns são sobre jogos de futebol envolvendo os times do Clube Atlético Paulistano, da Associação Atlética das Palmeiras, do Mackenzie College e do Clube Germânia, que são alguns dos mais antigos a praticar a modalidade de forma amadora. Também existem notas de competições entre clubes paulistas e cariocas e de amistosos com times estrangeiros.
No livro Histórias do Futebol[1]MAGALHÃES. Lívia Gonçalves. Histórias do Futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010. (Coleção Ensino & Memória, 1)., a autora afirma que o esporte chegou a São Paulo em 1895, na bagagem do jovem Charles Miller, poucos anos depois da Proclamação da República (1889), e logo se transformou em uma diversão da elite, que resistiu à popularização dos jogos. Porém, não demorou muito para que a modalidade caísse no gosto popular.
Algumas das primeiras publicações específicas sobre esportes em São Paulo foram A Bicycleta (1896), O Sportman – Orgão do Clube de Esgrima Masanielsso Parisi (1902), Arte e Sporte (1903), A Vida Sportiva (1903), O Sport (1905), A Cigarra Sportiva (1917), A Semana Esportiva (1922) e São Paulo Sportivo (1922)[2]CRUZ, Heloisa de Faria (Org.). São Paulo em Revista: catálogo de publicações da imprensa cultural e de variedades paulistana. São Paulo: Arquivo do Estado, 1997..
Esta edição do site Memória da Imprensa mostra notícias veiculadas entre os anos de 1911 e 1920 publicadas em A Cigarra, Correio da Semana e Vida Moderna. Alguns destaques são: o turfe no prado da Mooca, a primeira regata do ano de 1917 realizada em Santos e os jogos de futebol da Taça Rio-São Paulo de 1915. Confira as manchetes na coluna à esquerda.
Secretário: Edson Aparecido
Serviços
Ação Educativa
Localização
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô Tietê)Contato Memória da Imprensa: