São Paulo: uma cidade cosmopolita

   As confluências históricas do contato dessas culturas vindas de várias partes do mundo dão à cidade de São Paulo, uma diversidade digna de uma verdadeira cosmópole. Anos depois da entrada dos primeiros imigrantes, a cidade passou a receber grupos oriundos de outras localidades do Brasil e do mundo.

   A partir das décadas de 30 e 40, a cidade assistiu a entrada maciça de migrantes vindos do norte e principalmente nordeste do nosso país e hoje temos notícia da grande leva de imigrantes do Peru, Bolívia e Paraguai que vêm para São Paulo. Assistimos também, o movimento contrário de pessoas saindo dos grandes centros urbanos, como acontece com os “decasséguis” ¹, por exemplo.

   Nos jornais recentes vemos, ainda, muita polêmica sobre os imigrantes e migrantes na cidade de São Paulo. A demanda de pessoas que chegam à nossa cidade e ao nosso país, desperta por parte do poder público novas medidas como a lei sancionada este ano, que dá anistia a todos os estrangeiros irregulares que chegaram ao Brasil até o dia 1º de fevereiro de 2009.

   Enfim, as pessoas que emigram estão em busca de novas perspectivas e uma vida melhor. Emigrar não é fácil, independente da época em que se vive, pois este movimento não é apenas um deslocamento geográfico. Ao entrarem em contato com novas culturas, os indivíduos precisam reformular seus próprios modos de vida e nunca deixam totalmente suas tradições. Mudar e emigrar significa muitas vezes modificar e ampliar esta noção, mexendo com questões mais profundas do que a economia e a política de um lugar.

___________________________________________________
¹ Decasséguis, descendentes de imigrantes japoneses nascidos no Brasil que vão para o Japão em busca de emprego.

 


A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)


    Clique para Ampliar