A cidade de São Paulo e a crescente industrialização

   Logo que os grupos de imigrantes chegavam em São Paulo, eram deslocados para as áreas rurais, principalmente para as fazendas produtoras de café. Porém, devido às péssimas condições de vida nesses locais, ocorreram deslocamentos de muitas pessoas para a cidade de São Paulo. Como havia um grande contingente de imigrantes, foi criado um exército de reserva de mão-de-obra que foi aproveitado pelo setor industrial nas áreas urbanas.

   Ao final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, a industrialização teve um crescimento significativo, imprimindo marcas irreversíveis à cidade de São Paulo. Muitos imigrantes vindos das áreas rurais passaram a atuar nas indústrias como operários. Neste período, a maioria dos trabalhadores do setor industrial paulista era de imigrantes.

   A industrialização de São Paulo promoveu mudanças para a população da cidade, que aos poucos se moderniza, deixando para trás hábitos e costumes chamados de “provincianos”, ligados a vida rural, para incorporar os modos de vida europeizados como forma de adentrar ao progresso.    Porém, se houve a tentativa de modernizar esferas da vida social e do cotidiano, as relações de trabalho na indústria continuaram impregnadas do ranço oligárquico expresso no tratamento dado aos operários, similar ao dos negros nos tempos da escravidão.

 


A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)




Clique para visualizar as imagens