GLOSSÁRIO

Decreto Prinetti

       O Decreto Prinetti, portaria aprovada pelo comissário italiano da emigração, foi assinado em 26 de março de 1906 por Luigi Rodio, comissário-geral. Essa portaria suspendia a licença especial de quatro companhias de navegação que realizavam o transporte gratuito de emigrantes para o Brasil e proibia as atividades dos agentes que adentravam no território italiano para recrutar mão-de-obra. Isso ocorreu após a constatação das péssimas condições de vida às quais estavam submetidos muitos dos trabalhadores italianos imigrantes que não tinham acesso à moradia digna, higiene ou escola e estavam privados de uma vida em comunidade, pois permaneciam isolados nos núcleos coloniais e nas grandes lavouras de café.

Emigração

       Movimento de saída de pessoas ou grupos humanos de uma região ou de um país para estabelecer-se em outro, em caráter definitivo ou por período de tempo relativamente longo. Além das causas econômicas, outras podem influenciar no desencadeamento de movimentos emigratórios, tais como questões políticas, religiosas, raciais ou ambientais¹.

Eugenia

       Segundo definição do dicionário Michaelis, eugenia é a “[...] ciência que se ocupa com o estudo e o cultivo de condições que tendem a melhorar as qualidades físicas e morais de gerações futuras, especialmente pelo controle social dos matrimônios.” ²

       Eugenia também significa “bem nascido”, e, como seu nome deixa explícito, estuda a genética de plantas, animais e humanos em busca de desenvolver seres perfeitos, sem aquilo que os estudiosos denominam problemas genéticos. O estudo eugênico implica grandes discussões éticas, principalmente quanto à sua aplicação em seres humanos. A eugenia foi a base da política de “pureza racial” de Hitler, que culminou no Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial. No Brasil, ela esteve associada a idéias de higienização, sanitarismo e “branqueamento da população” e motivou a vinda de inúmeros imigrantes europeus, sobretudo italianos.

Guilherme Gaensly

       Guilherme Gaensly (Wihelm Gaensly) nasceu em 1843, em Wohlausen, Cantão de Thurgau (Suíça). Junto com seu pai, Jacob Heindrich Gaensly, veio para o Brasil, onde se radicou em Salvador (Bahia), e iniciou sua carreira de fotógrafo abrindo, em 1871, um estúdio, o Photografia Premiada, com mais dois sócios. Esse estúdio passou por mudanças de nome e endereço até que, em 1882, Gaensly associou-se a Rodolpho Lindemann e transferiu o estúdio para o Largo do Teatro, elaborando o Álbum da Estrada de Ferro Central de Alagoas, Maceió e Vila Imperatriz.

       Em 1895, chegou a São Paulo e abriu filial da Photografia Gaensly & Lindemann na rua XV de Novembro. Nesse mesmo ano, suas fotos foram publicadas no livro São Paulo 1895, de Gustavo König Wald. Em 1900, encerrou sua sociedade com Lindemann e criou a Photofrafia Gaensly na Rua Boa Vista, onde começou a editar sua série de cartões-postais da cidade de São Paulo, das fazendas de café e do Porto de Santos.

       Gaensly faleceu no ano de 1928 e é considerado hoje um dos mais importantes fotógrafos do período. Através de suas fotos podemos conhecer fragmentos do cotidiano da cidade de São Paulo e de uma das atividades econômicas brasileiras mais importantes do período: a produção do café.

Imigração

       Movimento de pessoas ou de grupos humanos, provenientes de outras áreas, que entram em determinado país com o intuito de permanecer definitivamente ou por período de tempo relativamente longo.

       Se o fator econômico é preponderante na definição do país de destino, não devem ser esquecidos outros elementos que têm influência importante, quando não decisiva, na escolha do país em que se pretende residir. Quando o fator de expulsão é criado por pressões políticas, perseguições religiosas, discriminações raciais, violação de direitos, torna-se importante para o imigrante encontrar o necessário clima de liberdade, de segurança, de ausência de preconceitos e de melhores condições de vida ³.

Lei Áurea

       Assinada em 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, regente do trono e filha de D. Pedro II, a Lei Áurea aboliu o trabalho escravo no Brasil. Para sua elaboração foi de grande importância o trabalho do senador conservador João Alfredo, que concebeu o projeto de lei.

       A Lei Áurea previa a libertação dos escravos mediante uma prestação de serviços por mais três meses para garantir a colheita da safra seguinte. Os conflitos estabelecidos para sua sanção retratam bem o momento pelo qual o Brasil passava no final do Império. Este último, com a adoção dessa lei, buscava atender a algumas demandas sociais para continuar no poder, mas, como sabemos essa e outras medidas não foram suficientes para conter o enfraquecimento da monarquia.

Lei Eusébio de Queiroz

       Devido à forte pressão que o Brasil sofria da Inglaterra, em 4 de setembro de 1851, foi assinada, durante o segundo reinado, pelo ministro da justiça Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso Câmara, a Lei de Extinção do Tráfico Negreiro no Brasil, que proibia o tráfico de escravos no Atlântico. Para ler o texto da lei acesse o link:

http://relacoesraciais.wordpress.com/2008/08/22/lei-de-1850-lei-eusebio-de-queiroz/.

Migração

       Deslocamento de pessoas dentro de um país ou região (migração interna).

Oeste Paulista

       A região do Oeste Paulista foi muito importante para a produção do café brasileiro. O planalto de declinações suaves, clima temperado e solo de terra roxa eram ideais para a produção agrícola, sobretudo do café. Foi graças à produção dessa região que São Paulo se consolidou no cenário nacional e internacional como um dos principais produtores de café, o que atraiu investimentos para o estado, em parte revertidos para o desenvolvimento de estradas de ferro e núcleos urbanos. O Oeste Paulista, até as últimas décadas do século XIX, não havia sofrido uma exploração mais sistemática.

Patronato

       Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, patronato significa “direito ou poder de patrão”. Essa definição exprime que patronato era nada mais nada menos que a autoridade do patrão e o controle que ele exercia sobre os imigrantes através de dívidas, por exemplo.

Primeira Guerra Mundial

       Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as nações européias viviam uma época de otimismo, de crescimento econômico e também militar. No entanto, as relações políticas entre os Estados-Nação eram de atrito e resultaram na explosão de uma guerra de dimensões nunca antes vistas. A Primeira Guerra Mundial, segundo Eric Hobsbawn em Era dos Extremos, começou em 1914, com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando em Sarajevo e terminou em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes, que impunha à derrotada Alemanha sanções que humilhariam os alemães e que provocariam, do ponto de vista de alguns estudiosos, a eclosão da Segunda Guerra Mundial e o enfraquecimento político e econômico das principais potências européias. Assim emergiu uma nova ordem mundial que polarizou o mundo entre os Estados Unidos e a União Soviética.

A Vida Moderna, agosto de 1914, n.234, p.17. Apesp

Sindicalismo Revolucionário

       Entre o final do século XIX e o início do século XX, parte dos europeus, principalmente os italianos que emigraram para o Brasil, portavam ideias políticas como o anarquismo e o sindicalismo revolucionário. Este último ambicionava o fim da exploração dos trabalhadores, para o quê eram necessárias organização política e lutas. Um exemplo disso são as greves e a imprensa operária que estiveram presentes no cotidiano paulistano da Primeira República (1889-1930). Próximo do movimento anarquista, o sindicalismo revolucionário também recusava a participar da política eleitoral e envolver-se com os interesses políticos brasileiros. Edilene Toledo publicou um excelente trabalho tratando desse tema sob o nome Anarquismo e sindicalismo revolucionário: Trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República.


___________________________________________
¹ INSTITUTO MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS. Emigração - Emigrar - Emigrante. Disponível em: http://www.migrante.org.br/glossario.htm#emigracao. Acesso em: 30 set. 2009.

²EUGENIA. In: MICHAELIS – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. [S. l.]: Editora Melhoramentos, 2009. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=eugenia. Acesso em: 28 out. 2009.

³ INSTITUTO MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS. Imigração - Imigrar - Imigrante. Disponível em: http://www.migrante.org.br/glossario.htm#emigracao. Acesso em: 30 set. 2009.

 


A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)


Clique para visualizar as imagens