Propostas de Atividades: Por que trabalhar o tema imigração em sala de aula?

   Apresentamos a exposição virtual sobre a imigração em São Paulo com o intuito de trazer para a sala de aula a discussão sobre a presença dos imigrantes na sociedade paulista, principalmente após a abolição da escravidão. A vinda dos trabalhadores estrangeiros significava, para a elite política e econômica de nosso país, a “chegada do progresso”, da civilização e da solução para o que se via como “problema” da falta de mão-de-obra nas lavouras de café.

   Analisaremos as condições de vida desses imigrantes, suas experiências e como se deu a construção da sua imagem ora associada à civilidade e ao desenvolvimento, ora vista como uma “ameaça à ordem da República”, já que traziam em sua bagagem não apenas a força para o trabalho, mas também os ideais anarquistas, comunistas e outras formas de organização que representavam um “risco à ordem” nacional. Para isso, buscaremos compreender um pouco sobre o cotidiano dos núcleos coloniais financiados pelo governo, sobre os cafezais do Oeste Paulista e sobre a presença dos “estrangeiros” na cidade, ou seja, como os imigrantes integraram-se à sociedade brasileira.

   A vinda maciça de trabalhadores estrangeiros para o Brasil, sobretudo para São Paulo, fez parte de um momento importante de transição política, econômica e social no país, marcado pelo fim do império de D. Pedro II (1889), pela implementação do sistema republicano e pela abolição da escravatura, com a Lei Áurea de 1888.

Ao estudar esse tema, os alunos têm a oportunidade de direcionar seu olhar para a história de suas próprias famílias, que em muitos casos descendem desses imigrantes, e de observar a geografia humana da cidade de São Paulo, já que ainda hoje existem bairros com forte presença de várias nacionalidades, como a japonesa (Liberdade), a judaica (Bom Retiro), a italiana (Bexiga), a sírio-libanesa (na Rua 25 de março e centro), entre outras.

   Iremos desenvolver aqui atividades voltadas para o ensino médio, seguindo o PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), dentro do eixo temático “Nações e nacionalismo”, com o tema “Conflitos nacionais” e subtema “O nacional versus o estrangeiro – Conflitos entre nacionais e imigrantes no Brasil Republicano”, fazendo um recorte neste item para a situação do imigrante no estado de São Paulo. Também é possível estabelecer uma relação com o eixo temático “Cultura e trabalho”, que permite ao professor trazer para a sala de aula a questão do trabalho através dos tempos.

   Esperamos com essas atividades possibilitar ao professor o acesso a ferramentas pedagógicas que orientem o estudo da temática “Imigração” em sala de aula, em sintonia com as propostas curriculares que por sua vez priorizam o contato com diversas linguagens na construção dos conhecimentos históricos. Para tanto, contemplamos na seleção de fontes documentais para as atividades: fotografias, charges, tabelas e gráficos, documentos textuais como relatórios, cartas, letras de música, textos jornalísticos e depoimentos.

   Procuramos abranger neste trabalho as competências específicas da ciência histórica, presentes no PCNEM, com o intuito de levar os alunos a questionarem o presente e as formas de construção do conhecimento, como representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sócio-cultural. Esperamos contribuir na formação de cidadãos conscientes, críticos e ativos na produção e reflexão de saberes.

 


A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)