Vários estados de nosso país vivenciaram a realidade das levas emigratórias entre o final do século XIX e início do século XX. Mas principalmente em uma cidade com uma diversidade cultural tão vasta como São Paulo, não é possível pensar em sua história sem mencionar os grupos imigrantes que aqui se estabeleceram. Ao andar por algumas de suas ruas e bairros, sentimos às vezes que estamos em outro país, pois há uma profusão de línguas e tradições que durante todo o ano marcam a cidade e seu calendário com festas típicas, feiras e eventos que nos colocam questões e reflexões sobre as nossas origens.

   Com o olhar voltado para nossa própria diversidade cultural, procuramos apresentar nesta exposição caminhos que mostrem um panorama do Brasil e do estado de São Paulo entre 1880 e 1920, para então adentrarmos nas experiências dos imigrantes que para cá vieram nesse período. Seguindo a direção da maioria dos recém-chegados, delinearemos um pouco de suas trajetórias, destinos, expectativas, atividades anteriores e a vida que aqui lhe esperava nas lavouras de café, abordaremos o deslocamento para nos centros urbanos, especialmente para a cidade de São Paulo.

   Para elaborar nossa exposição foram realizadas pesquisas em nosso acervo documental e bibliográfico, utilizamos relatórios da Secretaria de Agricultura, bem como jornais, revistas e imagens da coleção de fotografias de Guilherme Gaensly. Aproveitamos para divulgar aos interessados algumas das possibilidades de pesquisa do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, como o conjunto documental dos Núcleos Coloniais do Estado de São Paulo, recentemente trabalhado pelo projeto “Presença do imigrante na memória nacional: preservação e divulgação do conjunto documental dos núcleos coloniais da Região de Campinas (1886-1922)”, que contou com apoio do BNDES.


A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)


 
Clique para visualizar as imagens