Memória da Imprensa
A imprensa que fez história, presente no Arquivo Público do Estado de São Paulo
  • Acervo Digitalizado
  • Jornais
  • Homenagem a Millôr Fernandes (1924-2012)
  • Revistas
  • Última Hora

Moda

Em fotos

Tailleurs, vestidos de noiva e chapéus criativos. Páginas 107 a 113 do PDF.

Praia e piscina

Cinco vestidos de linho para serem usados por cima de maiôs. Páginas 144 e 145 do PDF.

De Paris

Vestidos para todas as idades, com aspecto esportivo, drapeados e cintos na moda parisiense de 1936. Páginas 36 a 52 do PDF.

Para o trabalho

A Cigarra mostra vestidos práticos para o dia a dia nas grandes cidades. Página 13 do PDF.

Miscelânea

Diversos croquis femininos se misturam às receitas culinárias. Páginas 77 a 91 do PDF.

Criatividade entre guerras

A crise mundial gerada pela queda da bolsa de valores de Nova York em 1929 influenciou também o guarda-roupa da década de 1930. Os trajes passaram a ser mais conservadores e a escassez se refletiu no uso de tecidos mais simples e resistentes.

Especificamente quanto à moda feminina, se na década anterior os vestidos de cintura baixa e os cabelos curtos eram comuns, agora a cintura marcada volta a fazer sucesso, as saias ficam mais compridas e os cabelos idem. Golas, mangas e botões são valorizados em tailleurs, em vestidos para o trabalho e para reuniões sociais.

A estética de Hollywood também influenciou muitas mulheres que queriam se parecer com Greta Garbo. A ousadia estava nos decotes profundos nas costas dos vestidos de noite e nas formas naturais que voltaram a ser valorizadas.

Para os homens, ternos mais baratos não perdiam em elegância, valorizando o tronco com ombreiras e lapelas em V, além dos ternos listrados e em risca de giz, que entraram definitivamente para o guarda-roupa masculino[1]JUST THE SWING’S FASHION. Disponível em: <http://fashion.just-the-swing.com>. Acesso em: 24 jun. 2013..

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a moda sofreria novas mudanças. O racionamento de materiais no esforço de guerra incluiu o tipo e a quantidade do tecido das roupas e o couro dos sapatos, entre outros itens.

Confira páginas de moda publicadas em A Cigarra na década de 1930. A revista apresenta croquis e desenhos de moda desde seu início, em 1914. Porém, nos anos 1930 esses editoriais passam a ser mais bonitos e mais bem editados em relação às páginas das décadas anteriores. Os croquis ganham alguma cor e muitos modelos são mostrados também de costas, para que a leitora possa ver todos os detalhes da peça, como decotes, fendas e drapeados.

Instituto de beleza Ludovig

Instituto de beleza Ludovig - A Cigarra, fevereiro de 1936.

Guaraina

Guaraina - A Cigarra, dezembro de 1940.

Gyrol

Gyrol - A Cigarra, abril de 1933.