Memória da Imprensa
A imprensa que fez história, presente no Arquivo Público do Estado de São Paulo

IHGSP Interior

O Araçatuba: orgam imparcial dedicado aos interesses do município. Araçatuba, 1927

Jornal bissemanal. Diretor-gerente: Juvenal Rodrigues Dias. Redator-chefe: Prof. Frederico Martins. Impresso na Typographia Penna Ramos. Com quatro páginas de variedades e anúncios.

O Independente. Araraquara, 1901

Publicava-se às quartas-feiras e aos sábados. Proprietário e redator: Dr. Marcilio Mota. Com quatro páginas.

O Popular: orgão commercial e noticioso. Campo Limpo Paulista, 1896

Jornal semanal. Propriedade de uma associação. Gerente: Jorge Albuquerque Junior. Redatores diversos. Publicado aos domingos.

O Culto à sciencia: orgam do congresso "Jorge Miranda". Campinas, 1888

Órgão literário e científico do colégio “Culto à Sciência”, de Campinas. Redatores: Alberto Penteado, Octaviano Piza e Octaviano Silva.

A Opinião: folha semanal - sem grammatica. Santos, 1897

Periodicidade semanal. Propriedade de Vianna Nascimento & Comp. O primeiro número saiu com 300 exemplares e o sucesso fez aumentar a tiragem a cada edição, chegando a mil exemplares na 4ª semana.

A Cidade: semanario imparcial. São José dos Campos, 1902

Propriedade e redação de José Monteiro Filho. Publicava colunas, notas, poemas e atas da Câmara Municipal.

Imprensa no interior de São Paulo

O primeiro jornal a surgir no interior da província de São Paulo foi O Paulista, em Sorocaba, no ano de 1842, quinze anos depois de O Farol Paulistano, o primeiro impresso da Capital. Somente após seis anos, em 1848, Santos lançava seu primeiro veículo, a Revista Comercial.

Segundo o livro A imprensa no interior, de Gastão Thomaz de Almeida, em 1857 o município de Itu lançou o jornal O 25 de Março. Já em 1858 foram fundados A Aurora Campineira, em Campinas, e O Mosaico, o primeiro de Guaratinguetá. A expansão na imprensa seguiu pelo Vale do Paraíba, chegando a Taubaté (1861), Pindamonhangaba (1863), Bananal (1867), Areias (1869) e Caçapava (1870).

“Foram quase dez anos em que a difusão se fez apenas nessa região. Do Vale do Paraíba a imprensa vai para outras regiões, chegando a Amparo, Lorena, Mogi Mirim e Rio Claro, em 1872”.[1]ALMEIDA, Gastão Thomaz. Imprensa do Interior – um estudo preliminar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1983. p. 35.

Como também acontecia na Capital, muitos jornais do interior de São Paulo duravam poucas edições. “Jornais eram fundados e fechados, para outros surgirem logo em seguida, fadados quase sempre à vida curta”.[2]FREITAS, Affonso A. de. A imprensa periódica de São Paulo desde os seus primórdios em 1823 até 1914. São Paulo: Tipografia do Diário Official, 1915. p. 17.

A década de 1980 foi bastante fecunda no que se refere à imprensa do interior. Podemos verificar a criação de jornais em 32 cidades paulistas. Desse período citamos Araraquara (1881), Cananeia (1882), Franca (1884), Botucatu (1887) e Itapeva (1889).[3]ALMEIDA, Gastão Thomaz. Imprensa do Interior – um estudo preliminar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1983. p. 43 e 45. Ao todo, foram fundados 304 jornais nas cidades do interior do estado entre 1880 e 1889, mais que o dobro da década anterior, com 129 títulos e quase igual à década seguinte, com 309 periódicos registrados. Esse fenômeno foi chamado de “aluvião de periódicos” por Afonso de Freitas e também aconteceu no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí.[4]ALMEIDA, Gastão Thomaz. Imprensa do Interior – um estudo preliminar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1983. p. 43 e 45.

Diversos fatores econômicos, sociais e tecnológicos contribuíram para essa expansão em São Paulo, como o maior acesso às técnicas de impressão, o crescimento da cafeicultura, a imigração e a necessidade de divulgação dos ideais republicanos e abolicionistas, por exemplo.

Acesse alguns jornais antigos de diferentes cidades do estado de São Paulo no acervo digitalizado. O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) possui mais de 2.500 títulos de periódicos em seu acervo físico. Comece a pesquisa pelos 6 títulos selecionados nos links ao lado.