Memória da Imprensa
A imprensa que fez história, presente no Arquivo Público do Estado de São Paulo

Esta edição do site Memória da Imprensa apresenta jornais e revistas disponibilizados recentemente no acervo digitalizado de sua Hemeroteca. São periódicos raros, pertencentes ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), e também a coleção do jornal Correio Paulistano, do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

Acervo IHGSP

O acervo completo do Instituto Histórico e Geográfico, que está sob a responsabilidade do Arquivo Público, é composto por mais de 5 mil títulos de periódicos produzidos no Brasil e no exterior, abarcando os séculos XIX e XX.

Esse conjunto é considerado uma das maiores hemerotecas do país em diversidade de títulos, abrangendo uma variedade de mais de 90 mil exemplares que representam a emergência e expansão da imprensa como espaço de manifestação pública dos mais variados grupos sociais e interesses políticos naquele contexto histórico. Grande parte do acervo é composta por exemplares únicos, ou primeiros exemplares do periódico, ou então por pequenas coleções que tiveram vida efêmera, representantes típicos de um momento em que a imprensa ainda era bastante diversificada, indicando a formação de novos grupos produtores e de públicos leitores para o periodismo nacional.

Desse montante, aproximadamente 2 mil títulos referem-se a jornais, folhetos, revistas e outras publicações da imprensa paulista, abarcando tanto a Capital como o interior do estado de São Paulo. Apesar de quase desconhecidos das pesquisas acadêmicas e também do grande público, esses periódicos representam dimensões importantes do processo de formação do jornalismo paulista e de sua afirmação enquanto ator político nas disputas públicas no Estado.

De todo o acervo do IHGSP, cerca de 2.500 títulos já estão disponíveis para acesso no salão de consultas do Arquivo Público do Estado de São Paulo.Diversos deles, inclusive, podem ser consultados online no link Jornais e Revistas do Acervo Digitalizado.

A seleção feita pelo site Memória da Imprensa traz jornais e revistas do IHGSP divididos em IHGSP-Capital e IHGSP-Interior, com uma breve análise sobre o surgimento da imprensa nesses locais.

Correio Paulistano

O jornal Correio Paulistano, do acervo APESP, agora tem 10.001 exemplares disponíveis para consulta online, disponibilizados com recursos do projeto Fapesp. A história da criação do Correio Paulistano e alguns exemplares que representam sua trajetória também têm destaque nesta edição do Memória da Imprensa. Acesse o link Correio Paulistano.

Mais informações

Além do conteúdo descrito acima, contamos com a pesquisa do executivo público Julio Couto Filho, integrante da equipe do Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca do APESP, para aprofundar a descrição de alguns jornais importantes para a história da imprensa paulista e que fazem parte do acervo do APESP e do IHGSP, como o Correio Paulistano (inclusive, revelando que já houve um jornal com o mesmo nome publicado alguns anos antes), O Constitucional (o primeiro diário da cidade, anterior ao Correio Paulistano), o Tebyreçá (importante durante a revolta liberal de Sorocaba), o Tymbira (da faculdade de Direito do Largo São Francisco) e O Paulista Official (primeiro órgão do governo paulista). Julio também escreveu sobre a criação da revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 1895, e sobre a Imprensa Liberal, apresentando jornais ligados ou não ao Partido Liberal, muitos deles inflamando o cenário político da pacata São Paulo do século XIX. Além disso, preparou um vocabulário de termos antigos utilizados pela imprensa paulista. Acesse esses textos no link Colaborações.