Topo

Sistema Informatizado - SPdoc

O SPdoc é um sistema informatizado que promove a gestão arquivística de documentos desde a sua produção até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente.

O que é o SPDOC?

O Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações - SPdoc é um sistema informatizado que promove a gestão arquivística de documentos desde a sua produção até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente.

O SPdoc é uma aplicação web, concebida em conformidade com a Política Estadual de gestão de documentos formulada pelo Arquivo Público do Estado, por meio do seu Departamento de Gestão do SAESP e desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - PRODESP.

Dentre outras características que fazem do SPdoc um sistema inovador, destacam-se:

  • Efetiva aplicação dos Planos de Classificação e das Tabelas de Temporalidade de Documentos;
  • Automatização dos procedimentos de transferência, recolhimento e de eliminação de documentos;
  • Agilização do trâmite de documentos entre os órgãos e entidades, dando celeridade às ações do Governo;
  • Integração entre protocolos, arquivos e Serviços de Informações ao Cidadão - SIC, reunindo em uma mesma base de dados todas as informações e documentos produzidos ou recebidos, em tramitação ou arquivados.

De acordo com o Decreto n. 63.936, de 17 de dezembro de 2018, os órgãos e entidades estaduais deverão atender aos seguintes critérios para aderir ao SPdoc:

  • oficializar o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade dos documentos das atividades-fim do órgão;
  • apresentar diagnósticos sobre os sistemas legados existentes;
  • realizar os estudos necessários para garantir a migração de dados ou a integração com sistemas legados de controle;
  • designar no órgão e entidade um administrador local do SPdoc.

Os servidores públicos acessam o SPdoc para realizarem seus procedimentos de gestão documental através da página http://10.200.10.19/spdoc/publico/login.aspx

O público externo acessa o SPdoc Cidadão para localizar os documentos cadastrados no SPdoc pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual através da página http://www.spdoc.sp.gov.br/

https://www.youtube.com/watch?v=bJZ63VUp_uk

Para mais informações, contate:

Centro de Coordernação de Protocolos Estaduais - CCPE

Telefone: (11) 2868-4512

E-mail: cestaduais@sp.gov.br ou atendimentospdoc@sp.gov.br