Topo

Assistência aos Municípios

Cabe ao Arquivo Público do Estado a atribuição de preservar a memória do Estado de São Paulo registrada no patrimônio documental paulista. Esta tarefa não seria completa sem uma ação decisiva, iniciada em 2000, junto aos municípios paulistas.

A história e a memória do Estado são, também, a história e memória de seus 645 municípios.

Neste sentido, comprometido com a preservação da memória paulista e respeitada a autonomia dos municípios, o Arquivo Público do Estado, por meio de seu Centro de Assistência aos Municípios, presta orientação técnica gratuita às PREFEITURAS e CÂMARAS MUNICIPAIS visando a:

Além de orientar as administrações municipais através de visitas técnicas, reuniões, mensagens eletrônicas e contato telefônico, o Arquivo Público do Estado realiza os Encontros Paulistas sobre Gestão Documental e Acesso à Informação, coordena os observatórios de Prefeituras e Câmaras Municipais sobre gestão documental e implementa o Mapa Paulista da Gestão Documental e Acesso à Informação, além de atuar como parceiro do Ministério Público Estadual na proteção do acervo documental público do Estado de São Paulo e participar da cooperação técnica firmada entre o Arquivo Público do Estado e o Tribunal de Contas do Estado para implantação de arquivos e regulamentação da Lei de Acesso à Informação.

Por fim, o Centro de Assistência aos Municípios participa do atual esforço para implementar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, desenvolvido pelo TRF-4, em todos os municípios do Estado de São Paulo – SEI Cidades. A instituição de arquivos públicos, Comissões de Avaliação de Documentos e a regularização dos Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de documentos é questão essencial para o uso adequado do sistema.

Para maiores informações sobre o Sistema Eletrônico de Informações, acesse Portal SEI Cidades. Acesse também a nossa Cartilha “Implantação da Gestão Documental nos Municípios” na seção abaixo.

O SEI é uma ferramenta que permite a gestão eficiente de processos e documentos de forma digital, otimizando tempo e recursos. Com ele, é possível ter um controle preciso sobre as atividades da administração pública e tomar decisões mais assertivas e transparentes.

Sua interface simplificada torna o seu uso fácil e intuitivo, possibilitando maior eficiência na produção e tramitação dos processos entre órgãos municipais, estaduais e federais.

Os municípios poderão aprimorar a gestão da informação, reduzindo os problemas decorrentes da acumulação excessiva de documentos físicos, evitando desperdícios de recursos de armazenamento desnecessários e demora na disponibilização da informação.

A Cartilha é um instrumento de orientação aos municípios quanto à importância de se realizar a gestão documental e apresenta os passos necessários para a instituição do Arquivo Público ou Sistema de Arquivo Público, as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso, bem como a formulação dos instrumentos de gestão (Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos).

A Cartilha apresenta no anexo os modelos de minutas de textos normativos para todos os momentos de implantação da gestão documental.

Cartilha “Implantação da Gestão Documental nos Municípios”

Para mais informações, contate:

Centro de Assistência aos Municípios

Telefone: (11) 2868-4516 / (11) 2868-4520

E-mail: camsaesp@sp.gov.br