Login APESP
O Arquivo Público, assim como inúmeros órgaõs do Governo do Estado de São Paulo passa a contar com o login de usuários via gov.br para acesso aos serviços do APESP. Saiba mais abaixo
O que é o gov.br?
A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso aos serviços públicos digitais. Com ela, os usuários dos serviços oferecidos pelos sites e aplicativos do governo passam a realizar a autenticação de entrada por meio de um login único.
O que muda?
Agora, para acessar os serviços oferecidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo - como cadastro em eventos ou pesquisa no acervo digitalizado - você deverá efetuar login através de sua conta gov.br (com seu CPF e senha cadastrada na plataforma gov.br).
E minhas contas anteriores?
Não é mais possível efetuar login usando seu e-mail e senha anteriormente cadastrados do site do Arquivo Público.
Se o endereço de e-mail cadastrado em sua conta gov.br for o mesmo que o usou ao se cadastrar no site do Arquivo Público
Efetue login no site do Arquivo Público usando sua conta gov.br, e os dados anteriormente existentes em sua conta no site do Arquivo Público (como certificados da participação de eventos) serão migrados para esta conta logada com gov.br em até 5 dias úteis.
Se o endereço de e-mail cadastrado em sua conta gov.br for diferente do que o usou ao se cadastrar no site do Arquivo Público
Efetue login no site do Arquivo Público usando sua conta gov.br e depois entre em contato com o faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br informando:
- O e-mail cadastrado em sua conta gov.br
- O(s) e-mail(s) que cadastrou no site do Arquivo Público
É absolutamente necessário efetuar login no site de Arquivo Público usando sua conta gov.br ANTES de informar seus e-mails ao faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br, para que possamos identificar seu perfil gov.br em nossa plataforma.
Os dados anteriormente existentes em sua conta no site do Arquivo Público (como certificados da participação de eventos) serão migrados para esta conta logada com gov.br em até 5 dias úteis após o recebimento de sua mensagem para o faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br
Se você não pode criar uma conta gov.br
Se você não é brasileiro - portanto não tem como criar uma conta gov.br - e já tinha um endereço de e-mail cadastrado como login no site do Arquivo Público, deve entrar em contato com o faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br para que os dados anteriormente existentes em sua conta no site do Arquivo Público (como certificados da participação de eventos) sejam migrados, em até 5 dias úteis após o recebimento de sua mensagem para o faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br.
Se você não conseguir acessar utilizando conta gov.br
É necessário possuir conta com nível no mínimo prata. Acesse a página: o que são os níveis da conta gov.br? Para obter maiores informações sobre como proceder para subir o nível de sua conta gov.br
Quais são os benefícios?
Agora você poderá usar no site do Arquivo Público o mesmo login que usa para acessar outros serviços públicos digitais, sem precisar memorizar diferentes nomes de logins, e-mails e senhas para cada serviço.
Além disso, somente alguns dados pessoais cadastrados em sua conta gov.br serão compartilhados com o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Esses dados serão listados na primeira vez que você efetuar login com sua conta gov.br no site do Arquivo Público.
Por que é necessário usar o login com a conta gov.br?
O uso da conta gov.br para login no site do Arquivo Público observa o disposto na Lei federal nº 14.129, de 29 de março de 2021, e Decreto nº 67.799, de 13 de julho de 2023, que instituiu a Estratégia de Governo Digital do Estado de São Paulo, em especial o inciso V de seu artigo 4º , a saber:
Artigo 4° - A Estratégia de Governo Digital tem por objetivos: [...] V - disponibilizar acesso a plataforma de autenticação e a assinatura digital únicas e de abrangência nacional; Portanto, o login usando a conta gov.br para acesso aos serviços do Arquivo Público do Estado de São Paulo é necessário, conforme princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública, previstos no artigo 3º da Lei nº 14.129/2021, que incluem o “estímulo ao uso das assinaturas eletrônicas nas interações e nas comunicações entre órgãos públicos e entre estes e os cidadãos”.
- Telefone: (11) 2868-4473
- Formulário de serviços / Fale Conosco (clique aqui)
- E-mail:faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br