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Assistência aos Municípios

Cabe ao Arquivo Público do Estado a atribuição de preservar a memória do Estado de São Paulo registrada no patrimônio documental paulista.

Esta tarefa não seria completa sem uma ação decisiva, iniciada em 2000, junto aos municípios paulistas.

A história e a memória do Estado são, também, a história e memória de seus 645 municípios.

Neste sentido, comprometido com a preservação da memória paulista e respeitada a autonomia dos municípios, o Arquivo Público do Estado, por meio de seu Centro de Assistência aos Municípios, presta orientação técnica gratuita às PREFEITURAS e CÂMARAS MUNICIPAIS visando a:

Além de orientar as administrações municipais através de visitas técnicas, reuniões, mensagens eletrônicas e contato telefônico, o Arquivo Público do Estado realiza Encontros Paulistas, coordena a implementação do Mapa Paulista da Gestão Documental e Acesso à Informação e da Pesquisa referente à gestão documental e acesso à informação nas prefeituras paulistas e atua como parceiro do Ministério Público Estadual na proteção do acervo documental público do Estado de São Paulo.

A cooperação técnica firmada entre o Arquivo Público do Estado e o Tribunal de Contas do Estado também vem gerando bons resultados, como a publicação do Guia Técnico de Transparência Municipal, que foi elaborado de maneira objetiva e didática para que prefeituras e câmaras municipais possam implementar políticas de gestão documental e acesso à informação. Os assuntos tratados foram divididos em sete capítulos, no formato "passo a passo", visando facilitar o entendimento dos usuários.

Para mais informações, contate:

Centro de Assistência aos Municípios

Telefone: (11) 2868-4516 / (11) 2868-4520

E-mail: camsaesp@sp.gov.br