A Revista do Arquivo presta homenagem a uma das maiores historiadoras das Américas, falecida aos 89 anos, no dia 02 de novembro de 2017, Emilia Viotti da Costa. Emilia produziu obras seminais da historiografia brasileira e disseminou estudos latino-americanos no exterior. Foi professora da Universidade de São Paulo entre 1964 e 1969, quando foi aposentada compulsoriamente, com a implementação do AI-5. Então, exilou-se nos Estados Unidos, onde se tornou professora de História da América Latina, nas universidades de Yale, Tulane e Illinois, entre 1973 e 1999, formando e influenciando gerações de especialistas em estudos brasileiros (os chamados brasilianistas), entre eles, Jonh French, nosso intérprete do acervo desta edição.
Foto: Editoria/APESP

Viotti, em 22/08/2012, no APESP
Emília esteve no Arquivo Público em 22 de agosto de 2012, quando foi homenageada durante o seminário internacional 'Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares', organizado pela equipe do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa e que reuniu cerca de 160 pessoas no então recém-inaugurado auditório do Arquivo Público.
O professor James Green, da Brown University, falou na abertura do evento: "'Emília Viotti da Costa formou o que há de melhor em várias gerações de historiadores norte-americanos. Muitas pessoas não imaginam o quanto ela foi importante para o avanço dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos a partir da década de 1970", afirmou Green.
Os trabalhos apresentados no seminário foram reunidos no e-book 'Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares. Uma homenagem a Emilia Viotti da Costa', que pode ser baixado pelo link abaixo:
www.arquivoestado.sp.gov.br/ site/ publicacoes/ memoria_ebook/ ver/ brasileiros-e-brasilianistas-novas-geracoes-novos-olhares-uma-homenagem-a-emilia-viotti-da-costa
Foto: Editoria/APESP

Mesa do seminário em homenagem à Emília Viotti no APESP, em novembro/2015