Relações entre o vínculo arquivístico e a autenticidade de documentos nato digitais

Alguns apontamentos a respeito dos metadados

Autores

Palavras-chave:

vínculo arquivístico, autenticidade, metadados

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar que a identificação do vínculo arquivístico e seu registro à luz da definição de metadados mínimos é imprescindível para a presunção da autenticidade em documentos nato digitais. Para tanto, analisou-se os padrões já estabelecidos no e-ARQ Brasil, PREMIS Data Dictionary for Preservation Metadata, Encoded Archival Description Tag Library e ePMG a fim de apresentar uma seleção de metatados necessários para a manutenção do vínculo arquivístico em documentos nato digitais por todo o seu ciclo de vida. Conclui-se que os metadados relativos ao vínculo arquivístico são essenciais para a presunção de autenticidade, uma vez que evidenciam a substância e a estrutura dos documentos nato digitais o que, consequentemente, corrobora para manter a identidade e a integridade desses documentos.

Publicado originalmente em ACTAS DEL XII CONGRESO DE ARCHIVOLOGÍA DEL MERCOSUR, tomo II, p. 20-32, pela Red de Archiveros graduados de Córdoba, 2017.

Biografia do Autor

Karina Veras Praxedes, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) karina.gagliano@fiocruz.br

Kíssila da Silva Rangel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense (UFF). Email: rangel_kissila@id.uff.br

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Praxedes, K., & Rangel, K. (2018). Relações entre o vínculo arquivístico e a autenticidade de documentos nato digitais: Alguns apontamentos a respeito dos metadados. Revista Do Arquivo, (6), 50–62. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/145

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.