O uso da tecnologia nos arquivos

Educação, difusão, identidade e pesquisa

Autores

Palavras-chave:

arquivo e tecnologia, educação patrimonial, arquivo e sociedade

Resumo

O presente artigo analisa o uso da tecnologia para a promoção dos arquivos numa perspectiva de aproximação com a sociedade, considerando a experiência com o projeto de criação do sítio Escravidão, abolição e pós-abolição, desenvolvido pela Fundação Casa de Rui Barbosa. O texto explora a possibilidade de instituições criarem um produto voltado para a disponibilização de cópias digitais de imagens, manuscritos e periódicos, mas também que permita a formação de um novo público para os arquivos, que pode ser constituído pelo cidadão comum e pelo jovem.

Biografia do Autor

Lucia Maria Velloso de Oliveira, Fundação Casa de Rui Barbosa

Doutora em História Social pela USP. Graduada em História pela UFRJ  e em Arquivologia pela UNIRIO, mestre em Ciência da Informação pelo Ibict/UFF. Chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa. Professora permanente credenciada ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Leandro Jaccoud, Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua no Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). 

Priscila Vaisman, Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015), graduação em História pela Universidade Estácio de Sá (2011) e especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (2013). Servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa, lotada no Serviço de Arquivo Histórico e Institucional, onde atua como técnica de arquivo.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Oliveira, L. M., Jaccoud, L. A. S., & Vaisman, P. S. (2018). O uso da tecnologia nos arquivos: Educação, difusão, identidade e pesquisa. Revista Do Arquivo, (6), 63–70. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/147

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.