A implementação de repositórios digitais e os requisitos dos usuários

O caso do Instituto Hercule Florence

Autores

Palavras-chave:

acervos, repositórios digitais, requisitos

Resumo

A digitalização de acervos culturais e históricos é essencial para preservar o patrimônio e permitir o acesso de gerações contemporâneas e futuras a itens de grande importância para o país. Neste artigo são apresentados os passos efetuados para a implementação do repositório digital do Instituto Hercule Florence, com foco nos requisitos identificados e na disponibilização aos usuários. Outro objetivo deste trabalho é possibilitar a utilização dos requisitos identificados em outros projetos de digitalização, sejam estes de acervos de arquivos, bibliotecas ou museus. Esta avaliação para os gerenciadores de conteúdo e para os usuários finais considerou quatro classes de requisitos: acessibilidade, facilidade de uso, qualidade dos dados e adequação à organização atual do acervo. Na parte final do artigo são apresentados aspectos de implementação, focando principalmente no layout da plataforma e nas dificuldades encontradas em seu design, que esperamos que possam auxiliar outros projetos de digitalização.

Biografia do Autor

Roberto Fray da Silva

Gerente de projetos da Mercúrio Digitalizações. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

Francis Melvin Lee, Instituto Hercule Florence

Superintendente do Instituto Hercule Florence

Edson Satoshi Gomi, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Silva, R. F., Lee, F. M. L., & Gomi, E. S. (2018). A implementação de repositórios digitais e os requisitos dos usuários: O caso do Instituto Hercule Florence. Revista Do Arquivo, (6), 71–82. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/149

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.