Moda
Novas sedas e figurino ilustrado
O Jornal das Senhoras destaca na edição de 30 de setembro de 1855 novas sedas disponíveis no mercado. Confira nas páginas 1, 2 e 3 do PDF.
O Rio Chic
"Suplemento de moda dedicado às famílias brasileiras”, da revista O Malho, afirma que o branco é a cor da moda nas cidades elegantes da França. Página 31 do PDF.
O Baile Imperial
Os toilettes do Baile Imperial de 31 de agosto de 1852 são descritos nas três primeiras páginas do Jornal das Senhoras de 5 de setembro.
Modelo de vestido de noiva em 1853
Christina, redatora de moda do Jornal das Senhoras, descreve em detalhes um vestido de noiva para o ano de 1853. Páginas 3 e 5 do PDF.
Acessórios para o verão
Tendências em chapéus, manteletes e espartilhos para o verão de 1855. Encarte traz o desenho de um vestido de noiva e outro de passeio. Páginas 1 e 2 do PDF e encarte na página 5.
Tudo sobre mangas
A coluna “Modas” da revista O Echo, de janeiro de 1906, aponta a tendência de mangas para blusas infantis e para vestidos das senhoras elegantes. Página 13 do PDF.
Apresentação
O Brasil do século XIX tinha como referência cultural a Europa. Notícias sobre a moda em Paris eram publicadas no carioca Jornal das Senhoras (1852-1855), o primeiro escrito por mulheres e dedicado a elas. Como dizia o expediente do jornal: “Publica-se todos os domingos: o primeiro número de cada mês vem acompanhado de um lindo figurino de melhor tom em Paris [...]”. Esses encartes traziam desenhos de vestidos para usar em casa ou a passeio – os chamados toilettes. Eram os mesmos publicados na revista francesa Le moniteur de la mode, porém descritos em detalhe pelas redatoras do Jornal das Senhoras.
No acervo digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo encontram-se outras publicações, já no início do século XX, mostrando algumas tendências europeias que poderiam ser adaptadas por aqui, como o suplemento de moda “O Rio Chic”, da revista O Malho, e as dicas da coluna “Modas”, na revista O Echo, ambas de 1906.
Secretário: Edson Aparecido
Serviços
Ação Educativa
Localização
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô Tietê)Contato Memória da Imprensa: