Cultura
Grandes escritores da literatura brasileira
Apesar de ser mais conhecido pelos seus romances, Eça de Queiroz também escreveu alguns contos. Veja na página 5 do PDF da Revista Moderna.
Na edição de maio de 1900, a revista Capital Paulista trouxe, em "Chronica do Mez", uma crítica ao livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Página 4 do PDF.
Revista Capital Paulista - edição de julho de 1899, faz homenagem ao escritor Raul Pompéia, autor do romance O Atheneu. Página 2 do PDF.
A presença feminina na literatura brasileira.
O Jornal das Senhoras, primeiro jornal feminino, publicava poemas e crônicas, como os que se encontram na página 7 do PDF, da edição de dezembro de 1852.
Leia na revista Vida Moderna, de dezembro de 1907, o poema "Tarde de Outono", escrito pela poetisa e cronista Yde Schloenbach. Página 31 do PDF.
Artes e Teatro
O Palco Ilustrado, revista que trata de assuntos ligados ao teatro e aos espetáculos da época.
Leia na revista Capital Paulista, edição de maio de 1900, a publicação da peça "Hamlet", escrita por William Shakespeare. Página 7 do PDF.
Postais de Bilac
Poeta escreve à mão versos para a revista A Lua. Página 26 do PDF.
Apresentação
Na virada do século XIX para o XX, a então província de São Paulo assistiu a grandes transformações em seu aspecto urbano, como o crescimento populacional, econômico e político. Durante esse período, jornais e revistas usaram seu espaço para publicar textos e comentários sobre literatura, teatro, arte e música. Como exemplo, a Revista Moderna, de 1898, contava com a colaboração literária dos melhores escritores do Brasil e de Portugal.
Outro destaque nesta nova edição do Memória da Imprensa é o Jornal da Senhoras, primeiro periódico feminino brasileiro, escrito por mulheres e para as mulheres interessadas em moda, literatura, artes e teatro.
Lembramos que os jornais e revistas destacados nesta seção estão disponíveis no Acervo Digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Secretário: Edson Aparecido
Serviços
Ação Educativa
Localização
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô Tietê)Contato Memória da Imprensa: