Atividades Pedagógicas
Economia
DOCUMENTO 1
SÃO PAULO (Estado). Secretaria dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas do Estado de São Paulo. Relatorio apresentado ao Dr. Domingos Corrêa de Morais Vice-presidente do Estado pelo Dr. Antonio Candido Rodrigues Secretario da Agricultura Anno de 1901. Café: exportação total dos principaes paizes produtores. São Paulo, 1902. Biblioteca Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo APESP.
1. Observe o Documento 1 e a sua legenda e responda:
a) Qual é o órgão produtor deste gráfico e em que ano ele foi publicado?
b) No período entre 1880 e 1885, por qual porto era escoada a maior parte da produção brasileira de café? E entre 1895 e 1900?
c) Quais fatores contribuíram para o aumento do café escoado para o exterior e para a mudança de porto principal entre 1880 e 1900?
DOCUMENTO 2
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Imigração de ocupação, avanços da fronteira econômica e tipos de solo. São Paulo, 1952. 1 mapa. Acervo APESP.
2. O Documento 2 (mapa) e o Documento 3 (gráfico) contêm informações sobre a expansão do cultivo e da exportação de café no Estado de São Paulo. Relacione o conteúdo dos dois documentos e realize as seguintes atividades:
a) Quais são os órgãos produtores e as datas de produção de cada um dos documentos?
b) O mapa apresenta um avanço da fronteira cafeeira no Estado de São Paulo. Quais fatores contribuíram para essa expansão? Quais informações do mapa e do gráfico permitem conhecer alguns desses fatores?
c) No período entre 1880 e 1885, a exportação de café pelo porto de Santos representava cerca de 16% da exportação total para a Europa e os EUA. Qual é a porcentagem referente ao período 1895-1900? Baseando-se no mapa, indique em que região de São Paulo se concentrava a produção cafeeira nesse último período.
d) Sabendo que a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, fez com que os EUA diminuíssem suas importações de produtos agrícolas, explique ? utilizando as informações do Documento 3 ? os impactos desse fato na economia de São Paulo.
DOCUMENTO 3
SÃO PAULO (Estado). Secretaria dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas do Estado de São Paulo. Relatorio apresentado ao Dr. Domingos Corrêa de Morais Vice-presidente do Estado pelo Dr. Antonio Candido Rodrigues Secretario da Agricultura Anno de 1901. Café: exportação dos principaes paizes productores para Europa e os EUA. São Paulo, 1902. Biblioteca Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo APESP. Disponível em:
3. Como visto no Documento 3, a expansão da produção e do consumo do café nos primeiros anos do século XX se fez a olhos vistos. Os Documentos 4 e 5 representam ações do Governo de São Paulo e dos produtores de café para uma maior e melhor inserção do estado na economia exportadora agrícola. Com isso em mente, responda:
a) Em que anos os documentos foram produzidos? Como se encontrava a economia cafeeira de São Paulo nessas datas?
b) A quem se destina a propaganda "Cafés finos! É o que devemos produzir!" (Documento 4) e quais as principais recomendações presentes nele?
c) Qual é a cena representada no Documento 5 e qual relação é possível estabelecer com o Documento 4? Por quê?
d) Você conhece algum produto brasileiro de hoje que receba suporte e incentivo do Governo Estadual ou Federal? Qual o interesse governamental no apoio a essa produção?
DOCUMENTO 4
SÃO PAULO (Estado). Secretaria dos Negocios da Agricultura, Industria e Commercio do Estado de São Paulo. Relatorio apresentado ao Dr. Julio Prestes de Albuquerque Presidente do Estado pelo Dr. Fernando Costa Secretario da Agricultura, Industria e Commercio Ano de 1928. Propagandas. São Paulo, [1928]. Biblioteca Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo APESP.
DOCUMENTO 5
MEDIÇÃO do café na plantação. Interior do Est. de S. Paulo, [1920]. 1 fotografia, p&b, 18 cm x 24 cm. Acervo Apesp / MI. Disponível em: