Atividades Pedagógicas
Apresentação
A exposição virtual "Oeste Paulista: Transformações" coloca à disposição dos professores e demais interessados algumas sugestões de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar. Todas as atividades são baseadas no patrimônio depositado no Arquivo Público do Estado de São Paulo e pretendem incentivar o uso de documentos de arquivo em sala de aula. O foco principal é que, por meio do contato com elementos do acervo, o aluno consiga desenvolver uma postura crítica e reflexiva sobre as diversas ações sociais ocorridas ao longo do tempo e seus legados. As atividades propostas se alinham às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para que os alunos dos 3º e 4º ciclos utilizem "fontes históricas em suas pesquisas escolares"1 e se instrumentalizem para "perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio"2. Acreditamos ainda que as atividades podem ser utilizadas em diferentes anos e faixas etárias, além das contempladas nos ciclos citados.
Por essa razão, as atividades aqui propostas visam explorar elementos da história, geografia e meio ambiente, de modo a proporcionar oportunidades de reflexão tanto sobre questões específicas, quanto sobre as relações estabelecidas entre as diversas dimensões do conhecimento. Cabe ainda esclarecer que, apesar de termos plena consciência da importância do documento como um todo e do contexto em que este foi produzido, nossa opção foi por utilizar documentos avulsos e excertos, a fim de garantir sugestões de atividades pedagógicas factíveis. A intenção é a de propiciar ao aluno o contato com o documento e com procedimentos de pesquisa, observação e análise documental. Caso o professor julgue pertinente utilizá-los na íntegra, com vistas ao desenvolvimento de outras atividades ou criar adaptações àquelas propostas, os documentos podem ser acessados através dos links presentes nos ambientes da exposição. Assim, esperamos que este conjunto de atividades seja útil aos professores e interessados que acessaram e navegaram pela exposição, e que as fontes documentais contribuam de forma significativa para a aprendizagem sobre o tema.

1Cf. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998, p. 54-63.
2Cf. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998, p.