Atividades Pedagógicas
Colonização
DOCUMENTO 1
SOCIEDADE PROMOTORA DE IMMIGRAÇÃO DE S. PAULO. Mappa da Provincia de São Paulo. São Paulo, 1886. 1 mapa. Escala 1:200.000. Acervo APESP.
1. A partir da análise dos Documentos 1 e 2 realize as seguintes atividades:
a) Qual é o título de cada um dos mapas e qual a data de sua produção?
b) Identifique nos documentos, se possível, quem é o responsável por sua organização e transcreva.
c) Como está representada a região oeste do Estado de São Paulo nos Documentos 1 e 2?
d) Qual a diferença central entre a representação do oeste paulista nos dois documentos?
DOCUMENTO 2
CARTA da Província de S. Paulo. Rio de Janeiro, 1887. 1 mapa. Escala 1:1250000. Acervo APESP.
2. Leia atentamente os trechos em destaque do Documento 3 e sua legenda e responda as questões:
a) No texto há várias palavras grafadas de acordo com regras ortográficas que não se aplicam mais nos dias de hoje. Escolha três delas e reescreva-as de acordo com o padrão atual da língua portuguesa.
b) Qual é o órgão produtor do documento e qual é a data de sua produção?
c) Localize a cidade de São João Batista do Rio Verde no Documento 2. Em que região do Estado de São Paulo ela está localizada?
d) De acordo com o relatório, quem eram os habitantes dessa região? Como a paisagem é descrita?
e) Qual é a proposta de colonização da região? A qual atividade a distribuição das terras é destinada?
DOCUMENTO 3
SÃO PAULO (Estado). Secretaria dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas de São Paulo. Relatorio apresentado ao Coronel Fernando Prestes de Albuquerque Presidente de S. Paulo pelo Secretario dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas.Dr.Alfredo Guedes Ano de 1898. Indígenas. São Paulo, [1898], p. 90-93. Biblioteca Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo APESP.
"A Commissão techina verificou que o grande terreno que começa a cerca de dois kilometros de São João Baptista do Rio Verde, e se extende até á confluencia dos rios Verde e Itararé, constitue hoje a moradia de indios Guaranys. E´coberto de espessas mattas virgens, sendo sómente habitado e cultivado nas margens dos dois rios por indios e intrusos brancos."

"Transformando-se o aldeiamento em colonia indigena, poder-se-ia, a exemplo do que se faz nos nucleos do Estado, fornecer aos indios, a titulo de adeantamento, as ferramentas indispensaveis, estimulando-os a trabalhar nas proprias lavouras e a pagar gradualmente com o respectivo producto a importancia daquelle adeantamento. O terreno disponivel alem do necessario para os indios poderia ser dividido em lotes ruraes, estabelecendo-se nelles as familias de intrusos pobres nas condições de pagamento que existem para os nucleos coloniaes."
3. A partir das informações levantadas nas questões anteriores e de suas reflexões, discorra sobre os interesses predominantes nas políticas de ocupação das terras do oeste paulista.