Atividades Pedagógicas
Meio-Ambiente
DOCUMENTO 1
COMMISSÃO GEOGRAPHICA E GEOLOGICA (Saõ Paulo, SP). Carta Geral Provincia Do Estado De São Paulo. São Paulo, 1915. 1 mapa. Escala 1:1000.000. Acervo APESP.
1. Analise o mapa do Estado de São Paulo e identifique as seguintes informações:
a) Qual é o órgão produtor do documento e qual a data de sua produção?
b) O mapa está representado com diversas cores, qual aspecto as cores diferenciam?
c) Qual é a produção agrícola que mais se destaca? Ela se concentra em uma região específica do estado?
d) Em que região do mapa está a maior área representada como mata virgem?
e) O mapa nos fornece outros dados? Sobre quais assuntos?
2. Observa-se no Documento 1 que grande parte do Oeste Paulista é representado no início do século XX como região de mata virgem. Contudo, já havia produção agrícola em algumas áreas dessa região, bem como algumas localidades que hoje se configuram cidades. Escolha três cidades do Oeste Paulista e em seguida realize as atividades abaixo:
a) Localize no mapa as três duas cidades escolhidas.
b) Identifique em cada uma delas qual era a principal cultura agrícola ou a vegetação existente. Qual era a via de transporte existe nas proximidades delas? Há outras informações disponíveis sobre essas cidades no mapa? Quais?
DOCUMENTO 2
APESP. Exposição Virtual "Oeste Paulista: Transformações". Disponível em:
3. Pesquise informações atuais sobre Penápolis e Assis no Documento 2, que faz parte da Exposição Virtual "Oeste Paulista: Transformações":
a) Transcreva os dados disponíveis sobre o grau de urbanização, a população rural e urbana, e o saldo migratório anual, bem como outros dados que considerar interessantes.
b) A partir das informações levantadas, compare como eram essas cidades no início do século XX, conforme os Documentos 1 e 2, e no início do século XXI. Quais as principais transformações que você percebeu?
DOCUMENTO 3
APESP. Exposição Virtual "Oeste Paulista: Transformações". Disponível em:
"Vários fatores interligados contribuíram para uma rápida colonização da região. Uma das principais causas apontadas foi a grande demanda da Europa e América do Norte pelo café brasileiro, que criou uma crescente necessidade de novas terras para a agricultura cafeeira, além de outros produtos como o algodão, a cana-de-açúcar e a pecuária. Contribuíram ainda a construção e implantação das ferrovias, que serviam tanto para levar a mão de obra quanto para trazer os produtos até o porto de Santos. Assim, todas essas atividades tiveram igual consequência: o desmatamento. As condições naturais foram modificadas pela ação do homem, ou seja, humanizadas."
4. O documento acima, nos apresenta alguns aspectos do processo de colonização do Oeste Paulista. A partir dele e de seus conhecimentos anteriores escreva um pequeno texto apontando quais os principais fatores e interesses que impulsionaram a exploração e ocupação da região oeste do Estado de São Paulo. Em sua opinião, quais são os resultados positivos e negativos dessas ações?