Memória da Imprensa
A imprensa que fez história, presente no Arquivo Público do Estado de São Paulo
  • Acervo Digitalizado
  • Jornais
  • Homenagem a Millôr Fernandes (1924-2012)
  • Revistas
  • Última Hora

Imprensa na década de 1940

Nesta edição, Memória da Imprensa apresenta uma seleção de notícias da década de 1940, publicadas em jornais e revistas disponíveis no acervo digitalizado do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O conteúdo selecionado está dividido nas seções Reportagens, DEIP, Imprensa Negra e Variedades.

Na década de 1940, as grandes reportagens de caráter investigativo e ampla cobertura fotográfica passam a fazer sucesso em revistas nacionais. Na seção Reportagens é possível conhecer alguns textos da revista A Cigarra, escritos por repórteres como Augusto Rodrigues, Accioly Neto e David Nasser – este último em parceria com o fotógrafo Jean Manzon. Também estão acessíveis algumas matérias sobre a 2ª Guerra Mundial, que seguia aterrorizando o mundo até 1945.

No Brasil, o Estado Novo (1937-1945) passou a controlar os meios de comunicação, como jornais, revistas e o rádio. Também criava seus próprios veículos para publicar o conteúdo que considerava mais adequado aos interesses do governo Vargas. Veja na página DEIP algumas edições do boletim São Paulo de ontem, de hoje e de amanhã, distribuído gratuitamente e publicado pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), que coordenava a propaganda nos estados.

Prejudicados com a censura, com a extinção de partidos políticos e com o enfraquecimento de movimentos sociais, os jornais da imprensa negra não circularam durante todo o período do Estado Novo, voltando a organizar-se a partir de 1945, com a publicação de Alvorada, da Associação dos Negros Brasileiros (ANB) e outros impressos que tentaram reorganizar a luta por melhores condições econômicas e sociais. Conheça alguns jornais desse período no link Imprensa Negra.

Astros internacionais do cinema, como Cary Grant, Marlene Dietrich e Errol Flynn, ditam a moda e estampam várias páginas das revistas ilustradas. Os artistas nacionais – cantores, humoristas e locutores – que faziam sucesso no rádio, também tinham seu espaço nessas publicações. Veja essas e outras notícias na página de Variedades.

Confira também no link Colaborações a última parte do texto do Prof. Dr. Dirceu Fernandes Lopes, da Universidade de São Paulo, sobre a História da Imprensa no Brasil.

Boa leitura!

Iofoscal

Iofoscal - Revista A Cigarra, 1947.

Soutien Life

Soutien Life - Revista A Cigarra, 1948.