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Serviços

Conheça os serviços oferecidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo:

Pesquisador consultando o acervo

INFORME: Agendamento de consultas presenciais pode ser feito a partir de 26 de julho.

Prezados usuários do Arquivo Público do Estado de São Paulo, gostaríamos que vocês soubessem que estamos empenhados em estruturar da melhor forma o funcionamento do APESP de modo a garantir a saúde de todos e minimizar os prejuízos decorrentes das restrições impostas pela Pandemia da COVID-19.

Em decorrência dos indicadores da pandemia na cidade de São Paulo, informamos que o atendimento presencial deve ser feito somente com agendamento prévio. Não serão atendidos pesquisadores que vierem ao Arquivo Público sem o Protocolo de Agendamento emitido pelo setor de acervo com a data e horário de sua consulta. Estamos fazendo rígido controle da capacidade de ocupação recomendada e dos protocolos sanitários.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos à disposição pelos canais digitais para o atendimento a distância.

Como consultar o acervo durante a pandemia

Primeiramente convidamos vocês a conhecerem nosso acervo, consultando o Guia do Acervo e outros instrumentos de pesquisa, além de navegar pelo acervo que temos online!

Como podemos ajudá-los?

Veja qual o melhor canal de atendimento de acordo com o que você precisa:

· DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A NACIONALIDADE DE IMIGRANTES
Deseja localizar informações para obter um documento que comprove sua nacionalidade ou de algum antepassado, visando, por exemplo, solicitar dupla cidadania ou outras finalidades? Entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

· CERTIDÕES OU CÓPIAS CERTIFICADAS PARA COMPROVAÇÃO DE DIREITOS
- Certidões de imigração, veja mais informações na página Certidões sobre imigração em nosso site ou entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br

- Certidões de terras, inventários e testamentos, entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

- Certidões ou cópias certificadas de documentos do acervo do DEOPS para fins jurídicos, veja mais informações na página do DEOPS em nosso site ou entre em contato com deops@arquivoestado.sp.gov.br

- Certidões ou cópias certificadas de documentos de assistência médico hospitalar, psicológica e social (Maternidade de São Paulo, Hospital Franco da Rocha de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, Sanatório Pinel, CETREN e prontuários funcionais de servidores de órgão públicos estaduais), contendo dados pessoais e de acesso restrito, para comprovação de direitos, entre em contato com apespdocrestrito@sp.gov.br.

· PESQUISAR EM NOSSO ACERVO TEXTUAL
Quer pesquisar em nosso acervo, consultar os documentos de origem pública (órgãos e entidades do poder público, em sua maioria do Governo do Estado de São Paulo), desde a época colonial até o século XXI, ou os documentos de origem privada que custodiamos - arquivos pessoais (ex-governadores, políticos, escritores, artistas, intelectuais) ou instituições privadas (hospitais, bancos, associações, jornais)? Entre em contato com consulta@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISAR NOSSOS MAPAS E PLANTAS
Quer pesquisar em nosso acervo cartográfico, consultar mapas, plantas, croquis, fotos aéreas? Entre em contato com cartografico@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISAR NOSSAS FOTOGRAFIAS, NEGATIVOS, CARTAZES, FILMES, VÍDEOS, DISCOS E FITAS
Quer pesquisar em nosso acervo iconográfico, audiovisual ou sonoro? Entre em contato com iconografico@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISAR NOSSOS LIVROS, JORNAIS, REVISTAS E PERIÓDICOS
Quer pesquisar em nosso acervo bibliográfico ou hemerográfico, entre em contato com biblioteca@arquivoestado.sp.gov.br.

· AGENDAR VISITA VIRTUAL AO ARQUIVO
Quer agendar uma visita virtual, entre em contato com acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br ou veja mais informações abaixo no serviço Visita Virtual ao Arquivo.

Identifique qual a sua necessidade e mande um e-mail para o setor indicado, que nossa equipe irá atendê-lo e orientá-lo em sua pesquisa.

Caso não tenha conseguido identificar qual o melhor e-mail para encaminhar sua demanda, entre em contato por um dos canais de atendimento abaixo:

Para ampliar os canais de atendimento, estamos disponibilizando, também, a possibilidade de agendamento de uma conversa por vídeo com um de nossos técnicos. O procedimento para o agendamento é o mesmo: mande um e-mail para a gente, nos endereços indicados acima, e explique sua demanda!

Gestão Documental
A equipe do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP) está disponível para fazer reuniões virtuais pelo TEAMS mediante agendamento prévio pelos telefones ou e-mails disponibilizados abaixo:

Implantação do Programa SP Sem Papel
Orientação sobre operação do sistema 'Documentos Digitais' (SP Sem Papel) e sobre modelagem de documentos digitais
E-mail: apespdigital@arquivoestado.sp.gov.br
Telefones: (011) 2868 4666/ 2868 4669

Atendimento às Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA
Núcleo de Assistência Técnica aos Órgãos do SAESP - NATOS
Orientação sobre classificação e eliminação de documentos, orientação para elaboração de tabelas de temporalidade
E-mail: cgdsaesp@sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4526

Núcleo de Monitoria e Fiscalização - NMF
Orientação sobre transferência e recolhimento de documentos e sinistros com acervos documentais
E-mail: monitoriasaesp@sp.gov.br
Telefone: (011) 2868-4531

Arquivo Administrativo
E-mail: arquivoadministrativo@arquivoestado.sp.gov.br
Empréstimo e consulta de documentos: E-mail: atendimentocaa@arquivoestado.sp.gov.br
Telefone: (011) 2868-4544
Transferência de documentos: Telefone: (011) 2868-4511
Avaliação da massa documental acumulada: Telefones: (011) 2868-4550; 2868-4527 e 2868-4548

Atendimento aos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC
E-mail: cac@sp.gov.br
Orientação sobre operação do sistema SIC.SP: Telefone: (011) 2868.4505 Orientação sobre a LAI e classificação de sigilo: Telefone: (011) 2868.4525 Orientação sobre o Curso EAD GDAI - Gestão Documental e Acesso à Informação: Telefone: (011) 2868.4507

Atendimento aos Municípios (Prefeituras e Câmaras Municipais)
Orientação sobre política de arquivos, gestão documental e acesso à informação
E-mail: camsaesp@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4516 e (11) 2868-4520

Orientação sobre operação do Sistema SPdoc
E-mail: atendimentospdoc@sp.gov.br Telefone: (11) 2868-4512 e 2868-4667

Orientação sobre normas e procedimentos de protocolo e mapeamento de documentos
E-mail: cestaduais@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4512; (11) 2868-4514; (11) 2868-4515; (11) 2868-4667

Detalhe do Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes

O Arquivo Público do Estado de São Paulo emite certidões dos documentos que custodia, respeitados os critérios de organização e conservação dos documentos. A certidão poderá ser por extrato, de inteiro teor ou negativa, conforme o caso concreto.

Certidão em forma de extrato: conterá as informações essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação. Nesta modalidade o serviço será cobrado por certidão.

Certidão de inteiro teor: será feita por meio de transcrição paleográfica reproduzindo integralmente o texto do documento e descrevendo todos os elementos constantes no mesmo. O serviço será cobrado por lauda padronizada em 2.500 caracteres.

Certidão negativa: será emitida sempre que o documento, informação ou dado não for localizado no banco de dados ou na pesquisa aos fundos documentais respectivos. Nesta modalidade o serviço não será cobrado.

Para solicitar uma certidão, é necessário o preenchimento do pedido conforme o tipo de certidão, acompanhado do Termo de Responsabilidade do uso das informações, e, para alguns tipos de certidão, o pagamento de taxa (DARE-SP) segundo a tabela vigente. Após a solicitação da certidão você receberá instruções detalhadas sobre como emitir e efetuar o pagamento da DARE-SP.

Para mais informações, acesse o tipo de certidão ou cópia certificada que você precisa:

- Certidões de imigração

- Certidões ou cópias certificadas de documentos do acervo do DEOPS para fins jurídicos

- Certidões ou cópias certificadas de documentos de assistência médico hospitalar, psicológica e social

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum segmento do acervo pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Ação Educativa apresenta o acervo a visitantes

Neste momento de isolamento social você pode agendar uma visita virtual ao Arquivo Público do Estado e conhecer um pouco do trabalho que realizamos, nosso acervo e instalações! As visitas acontecem com grupos de 05 até 25 pessoas, às terças ou quintas-feiras, às 10h. Os interessados podem solicitar agendamento da visita ou obter mais informações encaminhando e-mail para acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br.

O Arquivo fornece subsídios legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais, bem como para a implementação de políticas municipais de gestão documental. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, encontros regionais, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4516 / 4520 ou entre em contato por e-mail: camsaesp@sp.gov.br.

O Arquivo oferece orientação técnica para os órgãos da Administração Pública Paulista na área da sua especialidade - arquivos, gestão documental e acesso à informação. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, reuniões, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, ligue 2868-4527 / 4528 ou mande sua dúvida ou solicitação para: cgdsaesp@sp.gov.br.

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) orienta o cidadão que não sabe a qual órgão ou entidade se reportar para obter um documento, dado ou informação pública de seu interesse, além de implementar e coordenar a integração dos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) instituídos nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4505 ou entre em contato por e-mail: cac@sp.gov.br.

Para os que desejarem consultar documentos custodiados pelo Centro de Arquivo Administrativo, entrar em contato com o Núcleo de Registro e Empréstimo. Telefone: (11) 2868-4548

Para mais informações, ligue (11) 2868-4548 ou entre em contato por e-mail: emprestimocaa@arquivoestado.sp.gov.br

Coordena a aplicação de normas e procedimentos técnicos visando a padronização das atividades de protocolo. Telefone: (11) 2868- 4512 / 4669 ou e-mail: cestaduais@sp.gov.br.

Desenvolvido em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo-PRODESP-o sistema informatizado SPdoc promove a gestão arquivística de documentos desde a produção até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente. O SPdoc permite a automatização dos procedimentos de transferência, recolhimento e de eliminação de documentos e a integração entre protocolos, arquivos e Serviços de Informações ao Cidadão - SIC, reunindo em uma mesma base de dados todas as informações e documentos produzidos ou recebidos, em tramitação ou arquivados no estado de São Paulo.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4513 ou entre em contato por e-mail: cgspdoc@sp.gov.br.

SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo que busca:

· Racionalizar e otimizar os recursos públicos disponíveis, para maior eficiência na execução de políticas públicas, programas e ações de governo, com a qualificação do gasto público;

· Tornar mais eficiente a gestão documental, assegurando a integridade, disponibilidade e autenticidade e, quando for o caso, o sigilo de documentos e informações; e

· Substituir gradativamente a produção e tramitação de documentos para o formato exclusivamente digital.

O portal SP Sem Papel é composto por dois sistemas:

· Documentos Digitais: sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) que visa a produção, tramitação, gestão e controle de documentos digitais;

· Demandas: sistema informatizado para a recepção de demandas, que visa facilitar o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo e, consequentemente, proporcionar um melhor atendimento à população paulista.

O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.