Topo

Inteiro Teor

As certidões de inteiro teor são feitas por meio de transcrição paleográfica reproduzindo integralmente o texto do documento, descrevendo todos os elementos constantes no mesmo. Utilizam-se como referência para o trabalho de transcrição as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos, de 1993.

As certidões são na maioria das vezes solicitadas para finalidades probatórias e os conjuntos mais solicitados são, por exemplo, Registros Paroquiais, Livros de Cartórios e Tabelionatos, Sesmarias, Autos de Inventário, Testamentos.

O serviço é cobrado por lauda padronizada em 2.500 caracteres e os prazos de execução levam em consideração fatores como dimensão do documento, dificuldade de escrita, estado de conservação, nível de deterioração do suporte, necessidade de digitalização e tratamento da imagem.

O valor da lauda é estabelecido pela tabela de preços vigente, mas o número de laudas somente será informado após a realização do serviço. Não há como estimar qual será o número de laudas previamente.

A pesquisa no acervo textual é realizada presencialmente no APESP ou pelo site em Consulte o acervo.

Veja mais informações sobre endereço e horário de funcionamento em Atendimento.

Localizado o documento de interesse, a certidão deverá ser solicitada ao Setor de Certidões, localizado no andar térreo, do prédio sede do APESP, ou pelos telefones (11) 2868-4541, (11) 2868-4542 ou (11) 2868-4540 ou por e-mail certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.