Topo

Solicitação de Certidão de Registro de Estrangeiro

Para requerer aqui a certidão, faça sua pesquisa na base de dados. Encontrado o imigrante, no próprio resultado da pesquisa aparecerá a opção “solicitar certidão”. O sistema preencherá automaticamente os dados do imigrante no formulário de requerimento da certidão. Complete os demais campos do formulário com os dados do requerente. Antes de enviar a solicitação, é preciso dar o aceite no Termo de Responsabilidade.

Após o envio do requerimento de Certidão, você precisará pagar a taxa e encaminhar o comprovante de pagamento ao Arquivo para que sua certidão seja emitida.

Se preferir, compareça à sede do Arquivo Público do Estado e solicite presencialmente sua certidão. O atendimento presencial é realizado de 2ª a 6ª, das 9h às 17h. O interessado deverá dirigir-se ao Arquivo Público do Estado, que está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana (próximo à estação de metrô Portuguesa-Tietê).

O prazo de entrega da certidão é de 15 (QUINZE) dias úteis.

Caso deseje mais informações ou não possa comparecer ao endereço, deverá entrar em contato pelos telefones (11) 2868-4541, (11) 2868-4542 ou (11) 2868-4540 ou pelo e-mail certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

Informações necessárias para pesquisar nesta base de dados:

  • (Obrigatório) Nome e Sobrenome do estrangeiro, com as possíveis variações Ex: Lopes ou Lopez; Lancelotti ou Lanceloti
  • (Recomendável) Possível data de chegada (ao menos o ano)
  • (Recomendável) Composição familiar
  • (Recomendável) Nacionalidade

Informações que podem ser obtidas nos livros de matrículas da hospedaria de imigrantes

  • Nome e Sobrenome
  • Grupo familiar (relação de todos os membros da família que vieram juntos e a relação de parentesco destes em relação ao chefe da família)
  • País de origem (informações mais específicas como Comune ou Província de origem não aparecem com frequência)
  • Nome do Navio ou Vapor
  • Destino do imigrante no Brasil (aparecem eventualmente)

Como esses registros estão transcritos literalmente como aparecem nos Livros, é comum que a grafia de nomes e sobrenomes possa não condizer com a forma correta.

Os registros eram feitos em nome dos “chefes de família” (via de regra o parente do sexo masculino, em idade produtiva, mais velho). Sugerimos pois que a consulta seja feita pelo nome destes.

Informe um ou mais campos abaixo sobre o imigrante buscado
Total de registro(s) encontrado(s)