Pesquisa de Registro de Estrangeiro
Para requerer aqui a certidão, faça sua pesquisa na base de dados. Encontrado o imigrante, no próprio resultado da pesquisa aparecerá a opção “solicitar certidão”. O sistema preencherá automaticamente os dados do imigrante no formulário de requerimento da certidão. Complete os demais campos do formulário com os dados do requerente. Antes de enviar a solicitação, é preciso dar o aceite no Termo de Responsabilidade.
Após completar o requerimento, será gerado um protocolo. O retorno à pesquisa/orientações será através do e-mail indicado no pedido.
Se preferir, compareça à sede do Arquivo Público do Estado e solicite presencialmente sua certidão. O atendimento presencial é realizado de 2ª a 6ª, das 9h às 17h. O interessado deverá dirigir-se ao Arquivo Público do Estado, que está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana (próximo à estação de metrô Portuguesa-Tietê).
O prazo para resposta à pesquisa é de 10 (DEZ) dias úteis.
Caso deseje mais informações ou não possa comparecer ao endereço, deverá entrar em contato pelos telefones (11) 2868-4541, (11) 2868-4542 ou (11) 2868-4540 ou pelo e-mail certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.
Informações necessárias para pesquisar nesta base de dados:
- (Obrigatório) Nome e Sobrenome do estrangeiro, com as possíveis variações Ex: Lopes ou Lopez; Lancelotti ou Lanceloti
- (Recomendável) Possível data de chegada (ao menos o ano)
- (Recomendável) Composição familiar
- (Recomendável) Nacionalidade
Informações que podem ser obtidas nos livros de matrículas da hospedaria de imigrantes
- Nome e Sobrenome
- Grupo familiar (relação de todos os membros da família que vieram juntos e a relação de parentesco destes em relação ao chefe da família)
- País de origem (informações mais específicas como Comune ou Província de origem não aparecem com frequência)
- Nome do Navio ou Vapor
- Destino do imigrante no Brasil (aparecem eventualmente)
Como esses registros estão transcritos literalmente como aparecem nos Livros, é comum que a grafia de nomes e sobrenomes possa não condizer com a forma correta.
Os registros eram feitos em nome dos “chefes de família” (via de regra o parente do sexo masculino, em idade produtiva, mais velho). Sugerimos pois que a consulta seja feita pelo nome destes.