Topo

Certidão - Listas de Desembarque do Porto de Santos

Com base nos anos de 1888 a 1978


A Certidão de Desembarque é um documento emitido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo com base nas Listas de Desembarque do Porto de Santos. As informações constantes no documento têm fé pública e comprovam a entrada de um ou mais estrangeiros no Brasil.

Os imigrantes que entraram de navio pelo porto de Santos entre 1888 e meados de 1978. Lembramos que existem lacunas na documentação.

Cabe observar, que como esses registros estão transcritos literalmente como aparecem nos Livros, é comum que a grafia de nomes em sobrenomes possa não condizer com a forma correta.

Se o imigrante entrou por outro porto brasileiro, sugerimos contatar o Arquivo Nacional (http://www.arquivonacional.gov.br), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Para a obtenção de certidão, o interessado deverá recolher a taxa DARE-SP correspondente através do site da Secretaria da Fazenda de São Paulo ao custo de R$ 46,69 por certidão, lembrando que o recolhimento só deverá ser feito após a confirmação da localização das informações do imigrante em nossos acervos.

Preencha os dados abaixo
* Campo com preenchimento obrigatório

Dados do Estrangeiro
Termo de Responsabilidade:

Declaro estar ciente das restrições da Lei de Arquivos - arts. 4º e 6º da Lei 8159/91, dos arts. 138 a 145 do Código Penal, que prevê os crimes de calúnia, injúria e difamação, bem como da proibição,decorrente do art. 5º, X, da Constituição Federal, de difundir as informações obtidas que, embora associadas a interesse coletivo ou a meu interesse coletivo ou a meu interesse particular, digam respeito à vida privada, à honra e à imagem de terceiros. Assumo, por isso mesmo, integral e exclusiva responsabilidade, no âmbito civil e penal, pelos danos materiais ou morais que possam gerar uso do documento solicitado e informações nele contidas, exonerando, consequentemente, de qualquer responsabilidade, o ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO e seus agentes, pela respectiva utilização.