Topo

Conheça nosso Acervo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo possui um dos mais ricos acervos do país que registram a história de São Paulo e do Brasil desde o século XVI.

São, aproximadamente, 25 milhões de documentos textuais, 2,7 milhões de fotografias, mapas, plantas e ilustrações, 45 mil volumes de livros e mais de 6 mil títulos de jornais e 2.300 títulos de revistas, provenientes de diversos órgãos e entidades do poder público, de arquivos pessoais de ex-governadores e outras personalidades e instituições particulares.

Além dos documentos de valor permanente, cerca de 90 mil caixas de documentos do Arquivo Administrativo, produzidos pelas entidades e órgãos públicos estaduais, também integram o acervo do APESP.

Os documentos custodiados e preservados pelo Arquivo Público do Estado são únicos, originais e serviram para diversos historiadores - de Sergio Buarque de Holanda a seus sucessores - escreverem a história do Brasil. Cinco conjuntos documentais deste acervo são considerados patrimônio da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Todo o acervo pode ser consultado gratuitamente pela internet ou na sede do Arquivo Público do Estado MEDIANTE AGENDAMENTO (e-mail de contato: faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br).

Para saber que documentos estão guardados no Arquivo, acesse Consulte Nosso Acervo. Para uma descrição arquivística completa dos fundos e coleções já tratados, acesse o Guia do Acervo, navegue pelos outros instrumentos de pesquisa e acesse o acervo digitalizado.