Topo

Como Pesquisar em um Arquivo

  • Primeiro é importante saber o que é um arquivo.
  • Entenda como uma instituição arquivística organiza seus documentos.
    Os documentos em um Arquivo não estão organizados por assunto. Não espere que seja como usar o Google: uma pesquisa de palavras-chave simples nem sempre funciona!
    A organização arquivística é feita respeitando-se o princípio da proveniência. Ou seja, em um arquivo os documentos produzido por um órgão, instituição, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Chama-se Fundo o conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência.
    Um arquivo pode também possuir Coleções que são conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente, em torno de um tema ou assunto.
  • Veja quais Fundos e Coleções possuímos e observe as datas de seus documentos.
  • Leia a descrição completa do Fundo ou Coleção que irá pesquisar no Guia do Acervo
    Esta leitura ajudará a entender o contexto de produção dos documentos, o funcionamento do órgão que o gerou, qual sua relação com outros documentos ou outros órgãos produtores. O seu tema de pesquisa muito provavelmente poderá ser observado por perspectivas diferentes em documentos específicos de Fundos diferentes. Veja, por exemplo, a diversidade de Fundos que registram a relação do poder público com o tema da migração.
  • Se familiarize com nossos instrumentos de pesquisa e navegue pelo o que há disponível online.
  • Se tem um tema de pesquisa acadêmica, vai iniciar sua pós-graduação, precisa realizar uma pesquisa para um livro ou documentário, agende um atendimento e converse com nossa equipe
  • Pode ser que você não encontre exatamente o que tinha imaginado inicialmente, mas encontre outros documentos e construa novas abordagens para sua pesquisa.
  • Venha fazer sua pesquisa tempo. Tenha paciência, determinação e vontade de investigar! A pesquisa pode demorar um pouco e os documentos relevantes podem estar em vários conjuntos diferentes.
  • Veja o que você pode levar para sala de consulta e as orientações sobre o manuseio de documentos.
  • Quando estiver consultando os documentos, tenha em mente as habilidades de pesquisa necessárias a uma boa investigação dos documentos:
    – capacidade de considerar os documentos em seu contexto arquivístico;
    – capacidade de construir significados a partir da leitura de materiais não sintetizados ou não redigidos;
    – apacidade de considerar as circunstâncias da criação do documento (isto é, perguntar quem, o que, quando, por que, onde e como); e
    – capacidade de analisar a forma e a natureza do documento, determinar se é um original, e em que versão, e compreender sua cadeia de custódia.
  • Venha disposto a se encantar pelo universo dos documentos de arquivos e suas potencialidades!