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DEOPS

O Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP) foi criado em 1924, numa época de agitações políticas e crise social, para reprimir e prevenir delitos considerados contra a ordem e a segurança do Estado. Até ser extinto em 4 de março de 1983, o DEOPS cresceu de uma simples delegacia até se tornar um dos departamentos mais temidos da polícia civil do Estado de São Paulo. A extinção do DEOPS ocorreu na esteira das eleições diretas para governador e o seu arquivo passou para a guarda da Polícia Federal. A impossibilidade de acesso a documentos que tratavam do desaparecimento e morte de vítimas da Ditadura Militar provocou um amplo debate, envolvendo diferentes setores da sociedade, que resultou na transferência dos arquivos do DEOPS para o Arquivo Público do Estado em 1991.

A vontade política somada à intensa participação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, durante o processo de transferência do acervo do DEOPS, resultaram no livre acesso dos seus documentos ao público, a partir de 1994. O uso das informações de caráter pessoal ficou sob a responsabilidade dos consulentes, por meio da assinatura de um termo de responsabilidade, conforme estabelecido pela Resolução nº 38 de 27 de dezembro de 1994. Assim foi possível conciliar os princípios democráticos de direito à informação, assegurados pela Constituição de 1988, com o resguardo da privacidade e intimidade das pessoas, atendendo também à demanda de pesquisadores, professores, estudantes e jornalistas interessados por penetrar num período sombrio da história recente do nosso país.

O arquivo do DEOPS faz parte do acervo textual público e é formado por aproximadamente 3.5 milhões de documentos, 1.538.000 fichas, 149.917 prontuários e 9.141 “dossiês” de pessoas, partidos políticos, empresas e movimentos sociais de interesse dos órgãos de repressão. O acervo do DEOPS permanece sendo consultado através das fichas remissivas dos 36 fichários metálicos que vieram das suas delegacias especializadas. As fichas estão divididas em três arquivos: o Arquivo Geral, o Arquivo da Delegacia de Ordem Social e o Arquivo da Delegacia de Ordem Política.

Para conhecer melhor este arquivo acesse a descrição completa do Grupo Delegacias Especializadas de Ordem Política e Social do Fundo Secretaria de Segurança Pública

Sobre o Acervo Digitalizado
Arquivo Geral

As fichas do Arquivo Geral[1] constituem o principal índice remissivo para os documentos existentes nos Dossiês do Arquivo Geral do DEOPS-SP. Essas fichas são originalmente subdivididas nas seguintes categorias: Nominais (Sobrenomes Comuns); Nominais (Sobrenomes Incomuns); Vulgos; Temáticas; Sindicatos; Jornais e Revistas; Placas de Carro.

As fichas “Nominais” estão parcialmente digitalizadas. Os PDfs agregam as imagens das fichas divididas por letras do alfabeto como no seguinte exemplo: “Sobrenomes Comuns_Letra A_ABREU ATÉ ALBUQUERQUE“. Busca através do campo “Nome/Título”.

Todas as fichas de “Vulgos” estão digitalizadas. Os PDfs agregam as imagens das fichas divididas por letras do alfabeto como no seguinte exemplo: “Vulgos_Letra A_ABACATE ATÉ AMARANTO “. Busca através do campo “Nome/Título”.

As fichas da categoria “Sindicatos” encontram-se digitalizadas. Os PDFs agregam todas as fichas de cada subcategoria: “Sindicatos de São Paulo”, “Sindicatos do ABC”, “Sindicatos de Campinas”, “Sindicatos de Santos”, “Sindicatos do Interior”, “Sindicatos do Rio de Janeiro”, “Sindicatos Estaduais” e “Sindicatos de Países”. Busca através do campo “Nome/Título”.

Embora não digitalizadas as fichas das categorias “Temáticas”, referentes a eventos, instituições, organizações e movimentos sociais específicos, e “Jornais e Revistas”, foram transcritas podendo ser pesquisadas nesta página do site do APESP. Busca através do campo “Nome/Título”.

[1] Arquivo Geral: o setor, também conhecido como o Serviço Secreto do DEOPS, era responsável por acumular e organizar os documentos oriundos de investigações segundo a natureza do assunto a fim de facilitar as pesquisas das autoridades que necessitassem das informações.

Prontuários

A série "Prontuários" é formada por aproximadamente 150.000 pastas, organizadas sob a forma de prontuários. Embora a maioria dos prontuários referem-se a pessoas físicas, também há prontuários temáticos, de organizações, empresas, entidades, acontecimentos, etc. As fichas que remetem a esses prontuários giram em torno de 163.000 unidades e estão em sua íntegra, digitalizadas e disponíveis no nosso site.

Ordem Social

A série "Ordem Social" refere-se aos documentos da Delegacia Especializada de Ordem Social a qual cabia a manutenção da ordem estabelecida através da observação e controle das atividades políticas e a repressão aos crimes contra a segurança nacional. A remissão aos documentos produzidos e acumulados por essa especializada se dá através das fichas (77.803 fichas) que remetem a 2.352 dossiês. Tanto as fichas como os dossiês estão digitalizados e disponíveis em nosso site na totalidade.

DOPS Santos

A série "DOPS Santos" é constituída de diversos documentos (em sua grande maioria, prontuários) oriundos das Delegacias Regionais do litoral paulista. Ela é composta por 11.480 prontuários e 39.489 fichas, além de 170 caixas de documentos diversos. Os prontuários e dossiês estão digitalizados e disponíveis no nosso site.

Departamento de Comunicação Social(DCS)

A série "DCS" refere-se ao "Departamento de Comunicação Social", uma espécie de "sucessor" do DEOPS-SP, onde as metodologias de coleta de informações obtidas através de observação e espionagem continuaram inclusive utilizando o mesmo método alfa numérico do Arquivo Geral do DEOPS para produção dos Dossiês, só que com uma ênfase maior naquilo que saia na imprensa escrita ou televisiva. O órgão existiu desde a desativação oficial do DEOPS em 1983 até quando foi descoberto e encerrado em 1999. Existem em nosso acervo 51.057 fichas que remetem a 476 Dossiês e mais 1064 caixas temáticas com os mais variados temas, desde "Corrupção" até "Objetos Aéreos não-identificados". Apenas as fichas estão digitalizadas e disponíveis no site.