Abreviaturas

      Abreviatura é a forma de escrever uma palavra por meio de algumas de suas letras ou sílabas. A origem do termo vem do latim abreviare, que significaria “encurtar, reduzir, resumir”. Os primeiros registros que temos do uso das abreviaturas datam do Império Romano (VIII a.C. - V d.C.), mais precisamente a partir do século III d.C.; contudo, seu uso se popularizou, de fato, durante a Idade Média (V d.C. – XV d.C.). Já nesse período, a causa mais frequente de erros de interpretação sobre os textos se dava devido à falta de conhecimento quanto ao significado de algumas abreviaturas.

       No Brasil, o uso de abreviaturas sempre foi corrente em documentos escritos. Seu uso em expressões de introdução, em títulos oficiais e no final de documentos era amplamente difundido, ora para economizar tempo – devido ao crescimento paulatino da burocracia – ora por modismos – visto que algumas abreviaturas eram de tamanho quase idêntico ao da palavra ou expressão original – e principalmente devido aos custos dos materiais necessários à escrita – tintas, papéis e plumas – que eram altos. Assim, durante muito tempo, mais do que uma opção, o seu uso era uma necessidade[*1].

       Outro contexto em que as abreviaturas são utilizadas é na comunicação pela internet. Chats, sites de relacionamentos, e-mails, blogs, enfim, na diversidade de espaços virtuais, abreviar é praticamente uma regra. Porém, diferentemente de outrora, esse ato está mais ligado à economia de espaço e à fluidez da comunicação do que à escassez de recursos necessários para a escrita.

       Ainda hoje as abreviaturas estão presentes em nosso cotidiano, sendo usadas rotineiramente na nomenclatura de logradouros, medidas de comprimento e de volume, notações científicas ou para reduzir nomes extensos de empresas e instituições. Sendo assim, podemos perceber que as abreviaturas têm utilidades variadas, dependendo do contexto no qual seus usuários estão inseridos.

 

Veja Mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo