Análise de Documentos

      Quando decidimos decodificar e compreender um documento manuscrito de arquivo, bem como classificá-lo quanto a sua origem, função e finalidade, nos servimos de duas ciências essenciais para a realização dessa tarefa: a Paleografia e a Diplomática.

       A Paleografia, a qual podemos entender como estudo da escrita antiga (paleo = antigo + graphein = grafia), tem como objeto principal a transcrição com vistas a um completo entendimento do texto, buscando a maior fidelidade possível em relação ao documento transcrito[*1]. Através dela, podemos ler documentos que, sem o uso de suas técnicas, permaneceriam obscuros para o leitor dos dias atuais, haja vista que devido aos traços, à forma e ao vocabulário da época, muitas frases seriam ininteligíveis.

       Já a Diplomática, cujo nome deriva do latim diploma (escrito dobrado em dois), se ocupa dos aspectos formais do documento, tendo como objeto de estudo, portanto, a interpretação do documento com vistas a uma classificação quanto à espécie documental[*2] e finalidade[*3]. A soma da espécie documental, como a certidão, por exemplo, com a finalidade (informar o nascimento, o batismo, o casamento ou mesmo a morte) dá origem ao que é chamado de tipo documental[*4], através da qual o documento é classificado para fins arquivísticos.

       Ofícios, requerimentos, autos, documentos de identificação, testamentos, inventários, atestados, cartas, diários pessoais, agendas, bilhetes, cadernos escolares, post-its, enfim, inúmeros foram e ainda são os tipos de documentos produzidos sob a forma manuscrita, razão pela qual é tão importante a guarda, preservação e divulgação desses documentos, visto que fazem parte não só de nossa história, mas também de nosso cotidiano.

        Logo, podemos perceber que quando se trata de analisar, compreender, classificar e arquivar um documento manuscrito, tanto a Paleografia quanto a Diplomática nos são úteis para tais ações, não sendo exagero afirmar que ambas caminham de mãos dadas a auxiliar o pesquisador ou o leitor de manuscritos.

 

Veja Mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo