Apresentação

      O Núcleo de Ação Educativa, por meio da exposição virtual “Manuscritos da História” apresenta nove sugestões de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula, direcionadas principalmente a alunos de Ensino Fundamental.

       Baseadas no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, estas têm como objetivo incentivar o uso de documentos de arquivo em sala de aula, auxiliando o aluno na percepção da diversidade de ações sociais ao longo do tempo, propiciando assim reflexões sobre o presente, de modo que este se perceba enquanto agente histórico.

       As atividades propostas se alinham às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para que os alunos utilizem “fontes históricas em suas pesquisas escolares” e, igualmente, realizem atividades que “favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, observação, identificação, confrontação, distinção e reflexão”, reconhecendo também a diversidade de documentos históricos produzidos e existentes, bem como os contextos e intencionalidades nos quais estão inseridos [*1].

       Na elaboração das nove propostas de atividade dessa exposição, focamos as problematizações nos tipos documentais produzidos sob a forma manuscrita [*2] e não no seu conteúdo , tendo como público alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A critério do professor as atividades podem ser trabalhadas com alunos de outros anos escolares.

        Igualmente, apesar de considerarmos importante o documento como um todo e o contexto em que foi produzido, optamos por utilizar documentos avulsos e excertos de documentos, visto que o espaço é limitado e também porque fugiria de nosso objetivo, que é propiciar o contato com o documento e com procedimentos de pesquisa, observação e análise documental.

       Caso o professor julgue pertinente utilizá-los na íntegra, com vistas ao desenvolvimento de outras atividades ou mesmo adaptações às propostas por esta exposição, os documentos podem ser acessados através dos links presentes nos ambientes da exposição ou diretamente no link “Seleção de Fontes”.

       Assim, esperamos que as propostas de atividades sejam úteis aos professores que acessaram e navegaram pela exposição e que contribuam para o trabalho com fontes documentais em sala de aula, propiciando, desta maneira, uma aprendizagem significativa no âmbito da Educação Básica.

Arquivo Público do Estado de São Paulo