Documentos de Identificação

      Definimos aqui como documentos de identificação todos aqueles que têm como finalidade principal identificar uma pessoa perante um órgão ou entidade, com fins comprobatórios. Nesse grupo estão a certidão de nascimento, a certidão de batismo, o documento de identidade, a certidão de casamento, o passaporte, a carteira de habilitação e a certidão de óbito.

       Ao longo do tempo, os documentos sofreram alterações quanto a sua forma de apresentação. Inicialmente, além de serem todos manuscritos, pois não existiam nem a máquina de escrever nem o computador, a maioria dos documentos de identificação não possuía fotos, como os de hoje.

       Devido a essa peculiaridade, o indivíduo geralmente era descrito nos documentos por meio do padrão antropométrico (nome, altura, peso e cor), visto que o método da datiloscopia, baseado nas impressões digitais, só passou a ser utilizado no país a partir de 1903.

       Assim, acompanhar a trajetória pela qual passaram esses documentos, bem como as alterações de suporte, nomenclatura e métodos de identificação, é acompanhar, ainda que a partir de um pequeno recorte, a história do Brasil.

 

Veja Mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo