Topo

Arquivo Público SP localiza 35 caixas inéditas de documentos da Fundação Procon-SP

Publicado em 01/07/2025 | Fonte: APESP/Comunicação

Em abril deste ano, a equipe da Divisão de Arquivo Intermediário do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) avaliou o acervo da Secretaria de Economia e Planejamento e encontrou 35 caixas de documentos da Fundação Procon-SP, datados entre1968 a 1989. 

A Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada) do Procon-SP foi informada sobre a descoberta e as representantes da Comissão, Fernanda Forti (coordenadora) e Lara Lopes Moraes (membro) estiveram no APESP para analisar o conteúdo e conhecer de perto os procedimentos de guarda de documentos intermediários.  

Durante a visita, elas também conheceram a metodologia de eliminação baseada no Guia para Avaliação Dinâmica da Massa Documental Acumulada – Eliminação rápida e segura de documentos de arquivo. Esse trabalho integra o Projeto Avaliação da Massa Documental Acumulada, iniciativa do Arquivo Público do Estado que busca enfrentar o acúmulo de documentos em órgãos públicos estaduais. 

Foram avaliadas todas as caixas do acervo, resgatando alguns "Formulários de Queixas" — atualmente denominados Carta de Informações Preliminares (CIP), conforme a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD-AF 015.02.01.001), amostragens de outras séries documentais, além de duas caixas de documentos de Guarda Permanente. 

O resultado da ação foi considerado surpreendente pelas representantes do Procon-SP. “Pretendemos aproveitar essa descoberta para selecionar documentos que serão usados em um evento no próximo ano, quando a Fundação Procon completará 50 anos de existência”, disseram Fernanda Forti e Lara Lopes. 

De acordo com Edson Cavalcante, chefe da Divisão de Arquivo Intermediário, a atividade deverá ter uma nova etapa. “Foram separadas três caixas de ofícios e dossiês que deverão passar por um processo mais criterioso de seleção de amostragem, visando salvaguardar documentos que provavelmente possuem valor histórico”, afirma Cavalcante. 

O Arquivo Público do Estado segue atuando na avaliação criteriosa de documentos e na prestação de orientação técnica aos órgãos e entidades que integram o SAESP. Esse trabalho busca contribuir para o resgate de informações, a correta catalogação da documentação e sua futura disponibilização para pesquisa.