Quando Nasce o futebol
Introdução do Futebol no Brasil
A popularização e a profissionalização do esporte
Futebol na Construção da Identidade Nacional
O Brasil nas Copas
Futebol e Marketing
Mulheres em Campo
A Imprensa Esportiva

  

 O Brasil nas Copas

 

   A Copa do Mundo é um evento que ocorre de quatro em quatro anos em diferentes países-sedes a cada edição. Dentro da história do torneio, o Brasil participou de todas as dezoito edições, alcançado a vitória em cinco delas. A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no ano de 1930, no Uruguai. Todos os países filiados à FIFA foram convidados para participar do evento, porém, somente 13 equipes aceitaram o convite, sendo 4 da Europa e 9 das Américas.

 

   Em 1950, o Brasil sediou pela primeira vez uma Copa do Mundo. Para receber as treze seleções, o governo investiu na readaptação de estádios em algumas capitais, como Porto Alegre e Recife e na construção no Rio de Janeiro, do Maracanã e em Belo Horizonte, do Estádio Raimundo Sampaio, conhecido como Independência. Além da utilização dos estádios já existentes, como o caso de São Paulo (Pacaembu) e Curitiba (Durival Brito e Silva).

 

    A competição deste ano, retomou o calendário oficial do evento, já que em 1942 e 1946 a Copa foi cancelada, devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Essa retomada teve como objetivo reafirmar a paz entre as nações recém-saídas de combate, reiterando a diplomacia entre os países.

 

   Também foi neste ano que ficou marcado um dos mais tristes episódios da participação do Brasil nas Copas: a derrota da seleção brasileira, no estádio do Maracanã, para o Uruguai, que ficou conhecida como “maracanaço”. Os torcedores, apoiados na opinião da mídia, acreditavam que o Brasil se consagraria campeão, pois desempenhara uma ótima campanha no mundial. Jogando de forma ofensiva, resultando em sete gols contra a Suécia e 6 contra a Espanha nos dois últimos jogos que precederam a final, tudo levava a crer que a vitória era certa, já que apenas um empate levaria a seleção ao lugar de melhor do mundo.

 

   Ao final da partida, a desolação foi geral. O Brasil perdeu para o Uruguai por 2 a 1. A derrota repercutiu ao longo de todas as outras participações do Brasil nas Copas, e sempre que há disputa entre Brasil e Uruguai, o maracanaço é motivo de lembrança.

 

   Veja no quadro abaixo um pouco mais da participação do Brasil nas Copas.

 

   

 

   Daqui a quatro anos, o Brasil sediará pela segunda vez o Campeonato Mundial. A corrida contra o tempo já começou, pois, para receber um torneio desse porte, muito teremos que melhorar em nossa infraestrutura para adequá-la aos padrões exigidos pela FIFA e às mudanças estruturais que o evento requer, como é o caso de nossos estádios e da rede hoteleira. Com a chegada da Copa, outros setores como telefonia e transporte (aéreo/terrestre) devem receber a atenção dos governos e organizadores.

   Agora, esperemos por 2014!