Atividade 1
Atividade 2
Atividade 3
Atividade 4
Atividade 5
Atividade 6
Atividade 7
Atividade 8
Atividade 9
Atividade 10
Atividade 11

  

 Atividades Pedagógicas

 

   A proposta pedagógica desta exposição virtual, intitulada Futebol no Brasil: das origens à popularização é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano, para tanto valendo-se de jornais, fotografias, revistas, textos diversos e músicas, os quais potencializam a relação entre ensino e aprendizagem. Não se trata de um plano de aula, mas da busca por trazer possibilidades diferenciadas objetivando o uso de fontes históricas na escola.

 

   A partir das diferentes linguagens, buscamos auxiliar na construção do conhecimento histórico, desenvolvendo conceitos que estimulem os alunos a ler e analisar o mundo e o seu tempo. As distintas fontes utilizadas exigem que os alunos mobilizem algumas competências e habilidades, como observação, identificação, interpretação, comparação e compreensão, para o desenvolvimento das atividades.

 

   Trabalharemos a temática futebol especificamente no Brasil. Problematizaremos algumas relações que podem ser observadas entre futebol e política, futebol e a construção da identidade nacional brasileira, e também futebol e imprensa.

 

   Sugerimos este material para alunos de ensino médio, pois sua linguagem é adequada à faixa-etária, além de dialogar com alguns temas propostos no PCNEM como “Os discursos nacionalistas” e “A era da imagem”, entre outros. Porém, cabe ao professor utilizá-lo conforme seus objetivos, a temática estudada e o perfil dos alunos.

 

   O intuito é que os documentos utilizados sejam interrogados e problematizados, possibilitando a identificação de informações que muitas vezes ficam implícitas numa primeira leitura e o reconhecimento das intenções de seus autores.

 

   Não pretendemos aqui esgotar o tema estudado por meio das atividades propostas, tampouco limitar as inúmeras possibilidades de associações que se podem realizar a partir do tema futebol. Pelo contrário, visamos oferecer algumas sugestões de trabalho a partir do uso de diferentes fontes e linguagens. Bom trabalho!