Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Apresentação

O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado torna pública a exposição “Ferrovias Paulistas”, apresentando aos olhos do público a trajetória das ferrovias paulistas desde o início de seu funcionamento.

As ferrovias fazem parte da história de São Paulo e foram fundamentais no desenvolvimento econômico e na expansão da agricultura no Estado, servindo durante décadas como meio de transporte principal de mercadorias dentro do território paulista.

Dividida em seis ambientes, a exposição aborda desde a relação das ferrovias com a economia cafeeira, passando pela educação e pelas greves ferroviárias, até a formação da FEPASA, apresentando, por fim, um panorama da malha ferroviária paulista na atualidade.

Igualmente, com vistas à difusão do acervo e à exploração de algumas possibilidades de uso de documentos de arquivos na sala de aula, disponibilizamos algumas propostas pedagógicas envolvendo a temática das ferrovias a serem desenvolvidas por professores em ambiente escolar.

Assim, utilizando documentos iconográficos e cartográficos, além de jornais e de documentos textuais públicos de nosso acervo, esperamos com essa exposição resgatar um pouco da História das ferrovias paulistas, instituições presentes em nossa história há quase 150 anos.

 

 

São Paulo, fevereiro de 2012.

Arquivo Público do Estado de São Paulo