Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Apresentação das atividades pedagógicas

O Núcleo de Ação Educativa, por meio da exposição virtual “Ferrovias Paulistas”, apresenta oito sugestões de atividades pedagógicas, direcionadas a alunos do Ensino Fundamental II e Médio da Educação Básica, a serem desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

Baseadas no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, as atividades têm como objetivo incentivar o uso de documentos de arquivo em sala de aula, auxiliando o aluno na percepção da diversidade de ações sociais ao longo do tempo, propiciando, assim, reflexões sobre o presente, de modo que este se perceba enquanto agente histórico.

As atividades propostas atendem ao preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para que os alunos utilizem “fontes históricas em suas pesquisas escolares” e, da mesma forma, realizem atividades que “favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, observação, identificação, confrontação, distinção e reflexão”. Para serem utilizadas no Ensino Fundamental II, sugerimos o eixo temático “História das relações sociais, da cultura e do trabalho”[*1] .

Igualmente, as atividades trabalham competências relacionadas ao Ensino Médio na área de Ciências Humanas ao propor “obter informações contidas em diferentes fontes e expressas em diferentes linguagens, associando-as às soluções possíveis para situações-problema diversas”[*2] . Sua utilização em qualquer das fases de ensino citadas ou mesmo outras disciplinas ficam a critério do professor.

Não esperamos, de forma alguma, que as oito atividades propostas esgotem o tema em sala de aula, nem temos a intenção de que a forma escolhida para abordá-las seja a única possível. Nesse sentido, todos os documentos do acervo utilizados na elaboração das atividades podem ser acessados pelo link “Seleção de Fontes”, local onde podem ser obtidos, também, outros documentos escolhidos para a exposição.

Do mesmo modo, apesar de considerarmos importante o documento como um todo e o contexto em que foi produzido, optamos por utilizar apenas documentos avulsos e excertos de documentos, por acreditar que seria o suficiente para alcançarmos nosso objetivo de permitir ao aluno o contato com o documento e com procedimentos de pesquisa, observação e análise documental.

Assim, esperamos que as propostas de atividades elaboradas sejam úteis aos professores que acessarem e navegarem pela exposição e que estas contribuam para o trabalho com fontes documentais em sala de aula, propiciando, dessa forma, uma aprendizagem significativa no âmbito da Educação Básica.

Arquivo Público do Estado de São Paulo