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Sabesp publica Tabela de Temporalidade de atividades-fim e Plano de Classificação de Documentos

Publicado em 03/05/2023 | Fonte: APESP/Comunicação

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP publicou no último mês sua Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim (TTD-Fim) e Plano de Classificação de Documentos.

A Companhia foi mais uma instituição estadual que utilizou o Sistema de Elaboração de Tabelas de Temporalidade das Atividades, desenvolvido pela Prodesp em parceria com o Arquivo Público e a Fundação Vanzolini. O sistema otimiza o trabalho desenvolvido pelos membros das CADA, facilitando o entendimento e aplicação da metodologia desenvolvida pelo APESP para elaboração de TTD-Fim.

O trabalho desenvolvido pela Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) da SABESP, com orientação do Núcleo de Assistência Técnica aos Órgãos do SAESP (Natos), envolveu profissionais de diversos setores da Companhia e foi intensificado nos últimos anos.

A aplicação desses instrumentos de gestão evita o arquivamento de documentos por um tempo maior que o necessário, proporcionando economia de recursos financeiros e de espaço para armazenamento, além de facilitar o acesso às informações.

Para o executivo público do Natos, Igor Marangone, “é sempre uma satisfação ver mais uma instituição estadual publicar sua Tabela de Temporalidade, especialmente quando os agentes envolvidos se empenharam durante muito tempo, foram anos de dedicação, é a materialização do esforço, como se fosse um prêmio. Isso, sem contar os inúmeros benefícios para gestão e preservação dos documentos e informações institucionais”.

Planos e Tabelas – Todas as Secretarias (Administração Direta) já possuem seus Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades - Fim aprovados e que devem ser atualizados quando necessário. O Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - DGSAESP tem se empenhado na orientação técnica para a elaboração de instrumentos de gestão documental dos órgãos da administração indireta do Estado.

O plano de classificação e a tabela de temporalidade são os principais instrumentos de gestão documental. O plano identifica os documentos específicos produzidos e os organiza conforme áreas de produção e nomenclaturas padronizadas, gerando um manual de uso das tabelas de temporalidade. Essas tabelas apresentam os itens documentais com seus prazos de guarda e destinação final: eliminação ou guarda permanente.