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Dersa entrega últimos lotes de documentos para recolhimento ao Arquivo

Publicado em 12/12/2022 | Fonte: APESP/Comunicação

O Arquivo Público do Estado de São Paulo realizou na quinta-feira (8) o último recolhimento dos documentos da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa pública extinta em 2020 e que se encontra em processo de liquidação. Os lotes foram vistoriados pelo Centro de Preservação (CP) e encaminhados aos acervos do Centro de Acervo Permanente (CAP) e Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC), que realizarão o tratamento técnico para futura disponibilização ao público.


Foram recolhidas 107 caixas de documentos para o Núcleo de Acervo Cartográfico e 319 caixas para o Centro de Acervo Permanente. No mesmo dia foram transferidas 117 caixas de documentos intermediários da Dersa para o Centro de Arquivo Administrativo (CAA).


Recolhimento e transferência de acervos - Todo acervo que chega ao APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após a vistoria presencial das condições dos documentos. São seguidas as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010. As instituições que recolhem acervo para o APESP recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles os Núcleos de Monitoria e Fiscalização, Conservação, Acondicionamento e de áreas do acervo como o Centro de Acervo Permanente, o Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico o e o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca.


Veja notícia sobre o início do recolhimento de documentos da Dersa ao Arquivo Público.


Transporte de documentos do térreo para os setores de acervo


Os documentos chegaram acondicionados em caixas de polionda, conforme trabalho e orientação dos setores técnicos do Arquivo Público