Topo

DERSA e DER iniciam recolhimento de seus acervos ao Arquivo Público

Publicado em 11/02/2021 | Fonte: APESP/Comunicação

Hoje o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) recebeu o 2° lote de documentos das empresas públicas DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), com 142 caixas de memórias de cálculo, 129 caixas de desenhos de projeto e 324 tubos de plantas. Estes volumes se somam ao primeiro lote com 1040 tubos que chegaram ao APESP no final de janeiro, todos recolhidos pela equipe do Núcleo de Acervo Cartográfico (NAC). Este é o início de um grande recolhimento dos acervos do DER e da DERSA que está previsto para acontecer durante este ano.

Memória rodoviária

Nos próximos meses devem chegar ao APESP documentos de diversos tipos como mapas, plantas, processos de aprovação de projetos de obras públicas, memórias de cálculo, livros de termos e de convênios, processos de aquisição de imóveis, entre outros, acondicionados em tubos e caixas. O volume total de acervo ainda está sendo contabilizado pelas equipes das duas empresas públicas.

A equipe do Centro de Gestão Documental (CGD), que orienta e identifica os conjuntos documentais objeto de recolhimento, estima que ingressarão cerca de 1600 caixas de documentos textuais e 596 caixas de documentos cartográficos do DER. Outros cerca de 150 tubos da DERSA também serão recolhidos posteriormente. Os documentos serão encaminhados para o NAC e para o Centro de Acervo Permanente (CAP).

Procedimentos

Todo acervo recolhido ao APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após a vistoria presencial das condições dos documentos. Os recolhimentos seguem as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010.

As instituições de origem recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles o Núcleo de Monitoria e Fiscalização, o Núcleo de Acondicionamento e Encadernação, o Núcleo de Conservação e os setores de acervo, como o Centro de Acervo Permanente, o Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico e o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca.


Caixas do acervo começam a ser organizadas nos depósitos do Arquivo Público


Desenhos técnicos e memórias de cálculo são alguns tipos de documentos que devem ser recolhidos ao APESP


Algumas plantas acondicionadas em caixas do segundo lote


Funcionários transportando o primeiro lote que chegou ao APESP em janeiro