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Centro de Arquivo Administrativo do APESP orienta CADA da Secretaria da Segurança Pública

Publicado em 27/05/2024 | Fonte: APESP/Comunicação

Na última quinta-feira (23), o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) recebeu as servidoras Célia Taquehara e Izabel Felix da Silva, membros da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

No encontro, o Centro de Arquivo Administrativo do APESP (CAA) propôs uma parceria com a CADA para a realização de avaliação documental do acervo da Pasta. A colaboração permite também a realização de visitas técnicas em unidades com atribuição de arquivo da SSP.

Por meio do Núcleo de Processamento Técnico (NPT/ APESP), a SSP será orientada sobre a Massa Documental Acumulada (MDA) e conduzida pelo Centro de Arquivo Administrativo (CAA/APESP), que dará suporte aos órgãos e entidades da administração pública estadual.

O projeto MDA permite uma análise criteriosa de conjuntos documentais em suporte papel que têm baixo índice de consulta, garantindo ao órgão a eliminação segura de documentos que já cumpriram seus prazos de guarda e que poderiam ser eliminados ou recolhidos à guarda permanente.

De acordo com o diretor Edson Cavalcante, do CAA/APESP, a equipe irá realizar uma visita à Secretaria de Segurança Pública para orientação e implementação da metodologia MDA e sanar dúvidas.

Desde 2019, o APESP realiza parcerias com diversos órgãos da administração pública paulista com objetivo de agilizar o processo de avaliação de documentos acumulados pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP). Durante esse período, também foi produzida a publicação "Guia para Avaliação Dinâmica da Massa Documental Acumulada - MDA" para auxiliar no trabalho.  Já foram realizadas parcerias com a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria da Administração Penitenciária, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Fazenda e Planejamento, entre outros órgãos.


As Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso são grupos multidisciplinares indispensáveis para assegurar o pleno funcionamento do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP.



Reunião no Centro de Arquivo Administrativo do APESP com as servidoras e membros da CADA da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).


A ausência de controle e gerenciamento adequado de documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades estaduais, em desconformidade com as normas técnicas e procedimentos oficiais, resultou no acúmulo desordenado de documentos